Tradição e festejos marcam a trezena de Santo Antônio no Centro Antigo de Salvador

Até a próxima terça-feira (13), as ruas do Santo Antônio Além do Carmo estarão cheias de pessoas celebrando, agradecendo e fazendo pedidos ao padroeiro do bairro. Neste período, uma programação intensa foi montada para receber o público, incluindo a realização de missas diárias na Paróquia Santo Antônio Além do Carmo, o Bazar da Paróquia, a Feira da Sé, a Vila Gastronômica e a rota gastronômica Sabores do Interior.

Bem pertinho da igreja, na casa de número 559, na Rua Direita de Santo Antônio, o artista plástico Rodrigo Guedes, de 34 anos, vai promover um tríduo – três dias de reza pública dedicada ao santo – nos dias 11, 12 deste mês (já realizadas) e também no dia 13. A celebração já acontece há 16 anos e foi inspirada na devoção que as avós materna e paterna de Rodrigo tinham a Santo Antônio, desde meninas.

Todos os anos, Rodrigo decora um altar de aproximadamente 5 metros dedicado ao santo, com elementos artísticos, como flores, folhas, nuvens e estrelas, feitos a partir de papel e papelão. A decoração ganha um toque especial com a iluminação interna do altar, que fica situado na sala da residência, aberta ao público durante o tríduo.

A cada ano, o jovem escolhe um tema diferente e faz uma homenagem. Este ano ele celebra o bicentenário da Independência do Brasil e São Jorge. Já o tema escolhido foi “Irmão protetor, sois dos brasileiros”, trecho do hino a Santo Antônio.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui