As ações implementadas pela Secretaria da Segurança Pública para garantir a tranquilidade em ambientes de ensino foram apresentadas na tarde desta terça-feira (18), durante a reunião do Comitê Estadual Intersetorial de Segurança nas Escolas e nos Espaços Educacionais da Bahia (Cise), na sede da Secretaria da Educação, no CAB.
O assessor de Gabinete da SSP, Olinto Marcelo Macedo, apresentou os avanços e ações realizadas pela pasta, nos últimos seis meses. Entre eles está a criação do Batalhão de Policiamento Escolar, que desenvolverá ainda mais ações para alunos, professores e funcionários das unidades.
O avanço do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), que ensina sobre os riscos do uso e abuso de Ilícitos para crianças e adolescentes, além de fortalecer o vínculo com a comunidade educacional.
A realização de iniciativas e palestras educativas em escolas, intensificação das rondas escolares, visitas frequentes às unidades de ensino e ações integradas com outro órgãos que culminou na identificação de perfil em rede social.
“A SSP, através das suas forças e com uso da inteligência, desenvolveu todas as ações para identificar, prevenir e resguardar as escolas de ações que pudessem colocar em risco o bem-estar de alunos e funcionários”, frisou Olinto.
Implantação do Cise
Presidido pela Secretaria da Educação, o Cise conta com representantes da Casa Civil, Secretarias de Justiça e Direitos Humanos, de Comunicação (Secom), de Relações Institucionais (Serin), das Polícias Militar, Civil e Técnica, Corpo de Bombeiros Militar, Ministério Público, Defensoria Pública e Procuradoria-Geral do Estado, entre outras instituições que buscam dialogar sobre o tema.
Fonte: Ascom/SSP