Secretaria da Educação do Estado inicia contratação de 985 profissionais para Educação Especial

O governador Jerônimo Rodrigues autorizou, no Diário Oficial de quinta-feira (9), a contratação de 985 profissionais para a Educação Especial, no exercício das funções de cuidador educacional, intérprete de Libras, instrutor de Libras, brailista e técnico de Atendimento Educacional Especializado (AEE), para atuação junto aos estudantes da rede estadual de ensino com necessidades de atendimento especial. A partir da publicação, a Secretaria da Educação do Estado (SEC) está apta para contratar os educadores em Regime Especial de Direito Administrativo (Reda).

A superintendente de recursos humanos da Educação, Rosário Muricy, destaca que a contratação desses novos profissionais, de forma célere e eficiente, reflete os investimentos do Governo do Estado para a inclusão social das Pessoas com Deficiência (PCD). Em 2024, houve um crescimento da demanda pela educação inclusiva, ampliando em 46% o número de alunos PCD nas escolas estaduais. “Essa contratação visa o pleno atendimento dos 15.308 estudantes matriculados nas unidades escolares e nos Centros de Apoio Pedagógico da Rede Estadual de Ensino da Bahia, na educação inclusiva, considerando o ingresso de 4.828 novos alunos, impossibilitando a prestação integral dos 200 dias letivos no ano de 2024, iniciado em 19 de fevereiro”, afirma a gestora da SEC.

Clique aqui e acesse o ba.gov.br. Informações do estado e diversos serviços, tudo em um só lugar.

Os contratos terão prazo de seis meses, podendo ser prorrogados por igual período, com carga horária de 20 horas semanais. As vagas estão distribuídas da seguinte forma: 500 profissionais na função de cuidador educacional; 35 na como instrutor de Libras; 50 atuando como intérprete de Libras; 50 na função brailista; e 350 na de técnico de AEE.

Com esta autorização, a Secretaria da Educação reforça o cumprimento da Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência), destinada a assegurar e promover em condições de igualdade o exercício dos direitos e das liberdades fundamentais por pessoa com deficiência, visando sua inclusão social e cidadania.

Fonte: Ascom/SEC

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui