Desenvolver as políticas de agroecologia urbana, aproximar o campo da cidade e impactar de forma positiva em questões de segurança alimentar são alguns dos pontos que serão impulsionados através de um termo de compromisso firmado nesta quarta-feira (9), entre a Secretaria Municipal de Sustentabilidade, Resiliência e Proteção Animal (Secis) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar). A assinatura ocorreu na sede do Senar, no Comércio.
Estiveram presentes na ocasião o subsecretário da Secis, Ivan Euler; o presidente do Senar, Humberto Oliveira; o diretor de Resiliência da Secis, Uelber Reis, e a coordenadora do Sistema de Áreas de Valor Ambiental e Cultural (Savam/Secis), Jaqueline Gonzaga. A parceria vai beneficiar os programas municipais de incentivo ao verde, a exemplo das Hortas Comunitárias, que contribuem para fomentar pequenos agricultores e a economia local, além da nutrição mais limpa para melhorar índices relacionados à qualidade de vida dos soteropolitanos.
Além disso, com o apoio do Senar, será desenvolvido um eixo de formação de profissionais na área agrícola. Com isso, pontos esquecidos da cidade poderão ser transformados em áreas agrícolas, auxiliando a mitigar a desigualdade social com a geração de emprego e renda e estimulando a sustentabilidade na capital baiana.