No sábado, dia 30 de novembro de 2024, acontecerá a Prova Costa a Costa Litoral Norte. A largada será na paradisíaca praia de Guarajuba, tendo como base o restaurante Prefeitinho Junior, com chegada em Busca Vida e recepção em Buraquinho, no Brizza Beach Club. O evento reunirá cerca de 300 pessoas, entre atletas, equipe técnica, familiares e simpatizantes do esporte, com o belíssimo mar do Litoral Norte como cenário.
Promovido pela M1 Eventos e chancelado pela Federação Baiana de Canoa Polinésia/VA’A (FEVAABA), o evento conta com o patrocínio do Governo do Estado da Bahia, por meio da SETUR (Secretaria de Turismo), sob a liderança do Ilmo. Secretário Maurício Bacelar. A iniciativa busca, através do esporte, fomentar o turismo em nosso litoral, ainda pouco explorado no segmento de esportes náuticos. Entre os apoiadores está a Vital Bens Seguros, que oferecerá seguro de vida a todos os presentes no evento.
Este será o segundo ano da prova, que em 2023 encerrou o calendário do Campeonato Baiano, contando com atletas do Sul da Bahia e de Sergipe, e foi um grande sucesso. Isso motivou a organização a realizar uma nova edição em 2024, colocando o evento no cenário das competições náuticas nacionais.
A prova terá um percurso de 35 quilômetros e incluirá disputas de Canoas Polinésias individuais (V1R ou OC2), válidas para o Campeonato Baiano de Canoagem Va’a, chancelado pela FEVAABA. Atletas de surfski também estarão na raia, disputando o Campeonato Baiano de Surfski, chancelado pela ABASKI (Associação Baiana de Surfski). Outras categorias convidadas, como V1, estarão presentes, e atletas de diversos estados participarão, com pódios para ambas as modalidades.
Assim como na etapa Costa a Costa Salvador, realizada na Marina da Penha, no bairro da Ribeira, o evento incluirá uma ação social: 5% das inscrições serão destinadas às Obras Sociais Irmã Dulce. Colaboradores da instituição estarão presentes, montando um estande para arrecadação de alimentos não perecíveis e contribuições financeiras, além de atrair novos Sócios Solidários para apoiar mensalmente a obra da nossa “Anjo Baiano”.
O evento, que promove fortemente o esporte náutico em crescimento, tem tudo para ser mais um grande sucesso, assim como na edição anterior.