Projeto que acolhe refugiados e migrantes no Brasil apresenta resultados em Salvador

Com o objetivo de divulgar os resultados da sua atuação nos últimos quatro anos promovendo a integração de venezuelanos no Brasil, a Associação Voluntários para o Serviço Internacional (AVSI Brasil) – www.avsibrasil.org.br –, organização sem fins lucrativos, sediada em Salvador, realiza, no dia 30/11, o seminário “Estudo de avaliação de efeito e impacto de integração local de refugiados e migrantes venezuelanos no Brasil”. O evento acontece no auditório da UNIFACS Imbui (Av. Luís Viana Filho, 3100 – 3146 ), das 17h30 às 20h. As inscrições devem ser feitas pelo link: forms.gle/jqzsmPLGQHSixcKu9.

O seminário, realizado em parceria com a UNIFACS, irá apresentar os resultados da pesquisa de efeito e impacto sobre a integração socioeconômica em cidades de acolhida por meio do trabalho, e contará com a participação de representantes de diversas instituições e organismos internacionais que atuam em parceria com a Operação Acolhida – resposta humanitária do Governo Federal direcionada ao atendimento de refugiados e migrantes venezuelanos.

Segundo o diretor-presidente da AVSI Brasil, Fabrizio Pellicelli, a integração socioeconômica de venezuelanos migrantes e refugiados no Brasil é um percurso humano integral, que implica acolhimento, proteção, promoção e integração. “Nesse contexto, a AVSI Brasil desenvolveu o projeto ‘Acolhidos por meio do trabalho’, iniciativa que, desde 2019, promove as capacidades individuais dos refugiados e migrantes venezuelanos abrigados em Roraima, visando facilitar o acesso ao mercado de trabalho junto ao setor privado, promovendo a interiorização voluntária de venezuelanos para trabalharem formalmente em outras localidades do Brasil”, afirma. “De 2019 a 2023, houve a interiorização voluntária de 3.360 pessoas membros de núcleos familiares de refugiados e migrantes venezuelanos. Desse grupo, 1.329 indivíduos foram integrados com emprego regular”.  

Na Bahia, o projeto possui cursos voltados para a população brasileira em situação de vulnerabilidade, implementados no Centro de Orientação da Família (COF), localizado na região de Novos Alagados, subúrbio de Salvador, além do programa de Jovens Aprendizes.

As empresas interessadas em fazer parcerias, podem contatar a equipe do projeto diretamente através do endereço [email protected]. Os interessados devem apresentar condições mínimas para dar início a parceria – contratações formais, indicar quais são as necessidades das posições, jornada de trabalho, benefícios, critério de faixa etária, urgência da vaga. Não há restrição de setor nem de cidade.

A ação é uma aliança entre a Fundação AVSI, AVSI USA, implementado pela AVSI Brasil e Instituto Migrações e Direitos Humanos (IMDH) e conta com o financiamento do Departamento de População, Refugiados e Migração (PRM), do governo dos EUA.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui