Estão abertas as inscrições para o Projeto Jornada Criativa Uniflem-Pensar, que prevê 132 vagas em oito cursos voltados para jovens da periferia de Salvador. São oito modalidades como Produção de Conteúdo para as Redes Sociais, Podcast, Introdução à fotografia com smartphone, Produção de vídeo com o celular, Criação de sample e beats, Elaboração de projetos culturais e tecnológicos e Tatuagem.
A capacitação, promovida pelo Instituto Pensar, com oferecimento da Fundação Luís Eduardo Magalhães (Flem) e Universidade Federal da Bahia por meio da Faculdade de Comunicação, é voltada prioritariamente para jovens com idade entre 16 e 24 anos que morem em bairros populares da capital baiana: São Caetano, Cajazeiras, Alto de Ondina e Nordeste de Amaralina. Entretanto, moradores de outras comunidades e com idade acima de 25 anos também podem se inscrever. Eles concorrerão a vagas residuais. O (a) candidato (a) deve escolher apenas um curso.
Como participar da seleção – As inscrições, assim como a capacitação, serão gratuitas e devem ser feitas pelo Instagram (www.instagram.com/institutopensarba) .
De acordo com a coordenadora pedagógica da Jornada Criativa, Rita Clementina, os instrutores serão profissionais reconhecidos em suas áreas de especialização, selecionados conforme a programação prevista.
“Serão oferecidos oito cursos inicialmente, ministrados através de aulas teóricas expositivas e práticas, com utilização de equipamentos e materiais didáticos específicos para cada modalidade. As aulas acontecerão em encontros aos sábados, em local apropriado e equipado. Além do conteúdo específico de cada curso o aluno participará obrigatoriamente de uma série de palestras e oficinas motivacionais e de integração, que antecederão os cursos. Concluindo o curso escolhido e tendo participado das atividades do conteúdo transversal, o aluno terá certificado de jornada de sensibilização e qualificação com carga horária total, chancelado pelo Instituto Pensar e pela Flem”, disse.
Para o presidente da Flem, Rodrigo Hita, essa é uma iniciativa que busca contribuir para a qualificação dos jovens de Salvador. “Sobretudo, aqueles que enfrentam dificuldades impostas pela pouca experiência e pela baixa oferta de cursos profissionalizantes gratuitos. Vamos oferecer uma série de oficinas que vão auxiliá-los na inserção no mercado de trabalho, explica.
Os cursos serão ministrados na sede da Facom (Rua Barão de Jeremoabo, s/n, Ondina) com aulas 100% presenciais que começarão no dia 11 de novembro. A apresentação dos cursos para os selecionados será feita durante uma live no perfil do Instituto Pensar, no Instagram (@institutopensarba).
Infraestrutura: Sala com espaço para aulas teóricas e práticas, com turmas de até 16 alunos, com computadores, estúdio e sala para gravação de podcasts softwares e materiais didáticos específicos, mesa de som, salas climatizadas e mobiliário.