A Prefeitura de Salvador iniciou mais uma obra viária para ampliar a mobilidade na região da Av. ACM, uma das principais bases de tráfego da cidade. O prefeito Bruno Reis assinou nesta segunda-feira (2) a ordem de serviço para a construção de um novo viaduto, que ficará localizado nas imediações do 3º Batalhão de Bombeiros Militar.
O complexo vai beneficiar os motoristas que vierem das avenidas Tancredo Neves ou Paralela e que desejam retornar para a região do Shopping da Bahia. O elevado será construído antes do acesso à Av. Mário Leal Ferreira (Bonocô). O investimento é de R$ 51,8 milhões e as obras têm prazo de duração de 14 meses, ficando a cargo da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Obras Públicas (Seinfra).
Bruno Reis destacou a importância daquela região para a mobilidade da capital baiana. “Por aqui passam diariamente 7 dos 10 ônibus que rodam na cidade. Da frota de 1,1 milhão de carros de Salvador, 30% passam por aqui diariamente. Esse é o novo centro comercial da cidade e, se não fossem essas obras que estamos fazendo nas avenidas Tancredo Neves e ACM, Salvador estaria certamente travada, porque, quando engarrafa nessa região aqui, repercute em vários outros pontos”, disse o prefeito.
Atualmente, os condutores que passam pela avenida ACM no sentido Retiro e desejam fazer o retorno para voltarem ao sentido Shopping da Bahia têm que passar pela Rótula do Abacaxi e acessar o retorno que fica em frente à Estação Acesso Norte. Este retorno é um dos principais causadores de retenção de tráfego em toda a região, pois há uma confluência com os veículos vindos também das avenidas Bonocô, Barros Reis e Heitor Dias e do Shopping Bela Vista.
Como destacou o prefeito, o novo viaduto faz parte de uma série de obras já realizadas nos últimos anos na mesma região, como a ponte sobre o Rio Camarajipe, que facilita o acesso da Av. ACM à Paralela; o Complexo Viário Tatti Moreno, que agilizou o tráfego nas avenidas Tancredo Neves e Magalhães Neto; e os elevados em toda a extensão da avenida ACM, criando uma via expressa. Ele lembrou que todas as intervenções foram provocadas por conta do plano para desenvolvimento e funcionamento do BRT.
“Então, vejam vocês a importância do BRT para resolver a mobilidade de toda a cidade e para resolver problemas históricos de infraestrutura, porque lembrem vocês como essa região sofria com alagamentos na época de chuva. Todos esses investimentos em mobilidade fizeram com que Salvador seja hoje a melhor cidade em mobilidade do Nordeste. Somos a 6ª do Brasil nesse quesito. E, quando a gente entregar todas essas obras, em especial as que fazem parte do complexo BRT, nós vamos certamente chegar entre as primeiras capitais do Brasil em mobilidade”, afirmou Bruno Reis.