Pet é membro oficial da família, e você pode registrar em cartório!

Sim, este é mais um reconhecimento e comprovação de que seu pet é um membro da sua família. Além do registro do pedigree para cães de raça, e do histórico de atendimentos em clínicas veterinárias e dos cartões de vacina, que comprovam o cuidado que você tem com o cão ou gato, agora é possível oficializar no cartório, tipo certidão de nascimento de humanos.

Alguns estados já realizam o serviço, incluindo os cartórios aqui da Bahia. O nome correto mesmo chama Termo de Declaração de Guarda do Animal de Estimação. Nele constam informações como os dados do guardião, do animal (ano de nascimento, raça, cor da pelagem e características físicas), além de uma foto do pet.

O Brasil hoje ocupa o terceiro lugar no ranking mundial dos países com maior número de animais de estimação, são 149 milhões de pets, ficando atrás da China e dos Estados Unido. Os dados são da última pesquisa realizada pela Quaest, divulgada em julho.

O estudo apontou que 94% dos brasileiros têm ou já tiveram um bichinho de estimação. Segundo o levantamento, 93% de quem é ou já foi tutor consideram o animal de estimação como membro da família. E a maioria dos tutores adotaram os pets.

O registro de animais de estimação está previsto na Lei de Registros Públicos, de 1973, mas algumas corregedorias não recomendam, e a maioria dos tutores não tem conhecimento. Mas com o aumento do número de pets no país, muitos deles sem raça definida, a expectativa é de que a procura por este tipo de documento aumente.

Aqui na Bahia o valor do serviço pode variar entre R$77,18 e R$92,60. Alguns cartórios entregam o documento com 24 horas. Com este registro é possível comprovar a guarda do animal, além de auxiliar em viagens e até mesmo ajudar durante separação de casais, por exemplo.

Agora que você já conhece o serviço, que tal tornar seu pet oficialmente membro da família, registrado em cartório?!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui