Em uma parceria entre o Instituto Cervantes Salvador, a Embaixada da Espanha e o Governo do Estado da Bahia (por meio da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia – SecultBA), acontece no próximo dia 30 de novembro (quinta-feira), às 19h, no Cerimonial Conceição da Praia (no bairro do Comércio), o concerto da Orquestra Sinfônica da Bahia “Um Brinde Brasil-Espanha”.
Os ingressos para a apresentação, que celebra a Presidência Espanhola no Conselho da União Europeia, já estão à venda pela Sympla, nos valores de R$20 (inteira) e R$10 (meia-entrada).
A apresentação terá a regência do maestro da OSBA Carlos Prazeres e traz compositores e solistas dos dois países no programa: para os solos, teremos o pianista espanhol Juan Carlos Garvayo, o também espanhol cantaor flamenco Antonio el Turry, além do violonista paulista João Camarero, que atualmente integra a banda da cantora baiana Maria Bethânia.
No programa, teremos a apresentação inédita no Brasil de “Allegro-Soleá”, um concerto inovador de flamenco de autoria dos compositores espanhóis Antonio Robeldo e Enrique Morente. Também fazem parte do repertório o “Concerto para Violão e Pequena Orquestra, A. 501”, do carioca Heitor Villa-Lobos; a “Rapsódia Sinfônica” do espanhol Joaquín Turina; além de arranjos sinfônicos para as músicas “Gente Humilde” (composição de Chico Buarque, Garoto e Vinicius de Moraes) e “Foguete” (composta pelos baianos Roque Ferreira e J. Velloso).
Responsável pela escolha da parte brasileira de “Um Brinde Brasil-Espanha”, o maestro da OSBA Carlos Prazeres afirma que o repertório traz uma obra da música de concerto que dialoga com a música popular brasileira, além de clássicos da MPB em arranjos sinfônicos.
“Com o ‘Concerto para Violão e Orquestra’ de Villa-Lobos, apresentamos uma obra que traz influência do choro, estilo tipicamente brasileiro. Além disso, teremos arranjos orquestrais para clássicos da música popular brasileira”, declarou Prazeres.
Sobre o tema da apresentação, o diretor do Instituto Cervantes Salvador, Daniel Gallego Arcas, explica que a cada seis meses, um país da União Europeia assume a presidência do conselho. Assim, as embaixadas espanholas estão celebrando esse acontecimento com atividades musicais e artísticas, nascendo a ideia para este concerto com a Orquestra Sinfônica da Bahia.
“Trazer esse evento cultural para Salvador é motivo de grande orgulho para mim. Com a presença do pianista Juan Carlos Garvayo, que é premiado internacionalmente, do cantaor flamenco Antonio el Turry e da OSBA, vamos fazer um espetáculo lindo”, disse o diretor Instituto Cervantes Salvador.
A realização do concerto “Um Brinde Brasil-Espanha” é uma parceria do Instituto Cervantes Salvador e da Embaixada da Espanha com o Governo do Estado da Bahia, por meio da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA), mantenedora da Orquestra Sinfônica da Bahia.
Fonte: Ascom / OSBA