
O Centro Histórico de Salvador ganhou vida, cores e muita música na tarde desta quarta-feira (18), com o ritmo e a beleza da icônica banda afro Muzenza. O grupo brindou baianos e turistas com uma apresentação cultural gratuita que marca o retorno do Cole no Centro, uma iniciativa que visa reocupar o Distrito Cultural do Centro Histórico e Comércio de Salvador.
As ações são coordenadas pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult), com o objetivo de fomentar a cultura e valorizar a economia regional. O cortejo teve início na sede do bloco, localizada na Rua das Laranjeiras, e percorreu as ruas do Pelourinho, onde a banda Muzenza não deixou ninguém parado com a batida contagiante.
A rainha do Muzenza, Cláudia Mattos, classificou a apresentação como uma “explosão de cores e de sons”. “A gente chama as pessoas que estão pelo Pelourinho, turistas ou moradores da cidade que estão por aqui. Na verdade, é uma prévia do Carnaval. Esse é o período que estamos nos preparando para a folia”, disse.
“Essa iniciativa é maravilhosa, porque, além de mostrarmos a nossa beleza, a nossa dança, as nossas cores, porque cada bloco afro tem a sua cor e a sua batida, a gente está convidando as pessoas para que possam participar dos nossos ensaios, que já começam entre o final de outubro e o início de novembro”, completou.
Presidente do Muzenza, Jorge Santos destacou que a apresentação desta tarde fomenta a cultura em uma das principais regiões. “O Muzenza sempre é parceiro das instituições públicas. Nada melhor do que essa iniciativa com os blocos afros para que haja esse fomento para revigorar as ações no Centro Histórico”, ressaltou.
“Com elas, fortalece e movimenta o turismo, atraindo as pessoas para cá, fazendo com que o Muzenza possa mostrar a sua força percussiva, a sua força enquanto conjunto. Nada melhor que fazermos isso para movimentarmos as ruas do Centro Histórico”, emendou Jorge.