Meu pet foi envenenado e agora?

Nos últimos dias acompanhamos o ator Cauã Raymond denunciar o envenenamento de seus dois cães. O macho, Romeu, infelizmente não resistiu, já a cadela, Shakira, se recupera bem.

O caso levou a polícia do Rio de Janeiro a investigar o envenenamento de pelo menos 40 cachorros, sendo que seis morreram, entre eles está o do ator. A suspeita é de que o veneno tenha sido espalhado nos canteiros na região Jardim Oceânico, Barra da Tijuca.

Este caso me fez pensar sobre os riscos com nossos pets, não só durante os passeios nas ruas, mas também no dia a dia dentro de casa, já que alguns alimentos e produtos podem causar intoxicação e até levar à morte.

Como Brisa é muito gulosa, sempre fico atenta durante os passeios para que ela não coma alguma coisa no chão, principalmente quando a solto da coleira.

Em casa, produtos de limpeza e medicamentos devem ficar fora do alcance dos pets. Algumas plantas também podem ser tóxicas. Então, antes de montar um jardim bonito, os tutores de cães e gatos devem pesquisar se a planta é indicada para ambientes com animais.

Alguns alimentos, como chocolate por exemplo, não devem ser ofertados para os nossos melhores amigos, por mais saborosos que pareçam. Importante sempre consultar o veterinário antes de dividir a sua comida com seu pet.

Mas como saber se o pet foi envenenado? Devemos prestar atenção a esses sintomas: pupila dilatada ou contraída demais, salivação extrema, dificuldade de respirar, vômito, diarreia, perda de consciência, desorientação, tremores, convulsões, sonolência.

Ao observar qualquer um desses sintomas e suspeitar de envenenamento procure a emergência veterinária mais próxima. O tempo é crucial para a vida do nosso cão e gato.

Artigo/Por: Maíra Portela

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui