Mais de 93% dos agendamentos feitos para a Feira da Pessoa Idosa, iniciativa promovida pela Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) em parceria com as Voluntárias Sociais da Bahia, são de residentes de Salvador. A capital baiana registra mais de 10 mil dos 11.072 agendamentos realizados até a tarde desta quarta-feira (20), seguido por Lauro de Freitas com 194 agendamentos e Camaçari, com 69.
Ação terá início nesta quinta (21) e segue até sábado (23) oferecendo serviços de saúde e cidadania, sendo exclusiva para maiores de 60 anos e com 100% dos atendimentos agendados. Os serviços de odontologia, oftalmologia, ultrassonografia e consulta para as cirurgias eletivas de catarata, hérnias, vesícula e retirada do útero têm registrado maior procura. Ao todo, idosos de 58 municípios serão atendidos pela iniciativa.
Coordenador da Feira Saúde Mais Perto, Edvaldo Gomes destaca que os números refletem a falta de acesso a serviços públicos que deveriam ser garantidos pela Atenção Básica, de responsabilidade dos municípios. “Essa é a 21ª edição da Feira e uma edição especial voltada para o público idoso. São pessoas que precisam ter acesso à saúde e que não conseguem através das unidades básicas de saúde, não conseguem marcar seus exames, suas consultas. Então, a Feira promovida pelo Governo do Estado oferta serviços de qualidade com atendimento humanizado”, ressalta.