Geraldo Júnior destaca abertura de 400 novas vagas para atendimento de pessoas com autismo em Salvador

“É mais que uma obrigação nossa como poder público. É um gesto de respeito, humanidade e amor ao próximo”. Essa é a definição do vice-governador da Bahia, Geraldo Júnior, para o pacote de ações de cuidado, atenção e educação inclusiva para pessoas com deficiência, anunciado pelo governador Jerônimo Rodrigues na manhã deste sábado (6). “É um marco na história da Bahia na assistência à saúde das pessoas com autismo e no fortalecimento de políticas públicas para garantir direitos e inclusão”, comemorou o vice-governador após o evento.

e53893a0-ac48-4f88-8d93-21d2048aaf11.jpeg

Apenas em Salvador, mais 400 novas vagas foram abertas, neste sábado, “para atendimento imediato de pessoas com deficiência intelectual e autismo”, destacou o vice-governador. As vagas foram disponibilizadas em uma nova estrutura no Centro Estadual de Prevenção e Reabilitação da Pessoa com Deficiência (Cepred) e no Centro Especializado em Reabilitação das Obras Sociais Irmã Dulce (Osid). Até então, a capacidade de atendimento do Governo do Estado na capital baiana para essa especialidade era de 1 mil pessoas. 

No ato de hoje, o Governo do Estado também autorizou a construção de 16 novos Centros de Reabilitação em todo o estado e o cofinanciamento de outros 14 serviços municipais de reabilitação. “Respeitar a pessoa com deficiência não é apenas compreender sua condição e tratar com educação. Respeitar é acolher, cuidar, incluir e dar oportunidade. Respeitar é garantir direitos”, acrescentou Geraldo Júnior após evento realizado no Cepred. 

No local do ato oficial, que também contou com a participação de diversos secretários de estado, vereadores e deputados estaduais e federais, acontece a Feira da Inclusão. Estão sendo oferecidos serviços odontológicos, oftalmológicos e de cidadania, como RG e emissão da Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista.

Entre outras ações transversais do Governo do Estado, fazem parte do pacote anunciado hoje a criação e implementação de 10 centros de apoio pedagógico especializado (CAPE) no interior do estado e a contratação de 985 profissionais de suporte técnico em atendimento educacional especializado (AEE), por meio da Secretaria da Educação.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui