
Grandes nomes da música baiana reverenciaram a axé music, que completa 40 anos em 2025, no Furdunço 2025, que atraiu milhares de pessoas ao Circuito Orlando Tapajós (Ondina/Barra) neste domingo (23). Daniela Mercury, É o Tchan, Olodum, Mudei de Nome, Tonho Matéria, Tuca, Babado Novo, Armandinho e Irmãos Macedo, Negra Cor, BaianaSystem e mais 49 atrações animaram o público presente no segundo dia de pré-Carnaval em Salvador.
Residente no Canadá há dois anos e meio, Mateus Vidal, ex-vocalista do Olodum, veio fazer uma participação especial junto com a banda no Furdunço. “É muita felicidade, gratidão, contente por ter ajudado a construir essa história. É uma relação de carinho, respeito e amizade com a banda. Mesmo afastado, não deixei de ser Olodum. Sempre quando puder estarei voltando”, disse.
Para o cantor Daniel Vieira, o Furdunço e o Fuzuê dão uma prévia do que será a folia em Salvador este ano. “Posso dizer que são como aulas inaugurais, onde todo mundo vem mostrar um pouquinho o que vai acontecer no Carnaval. As famílias vêm pra rua e a gente fica feliz em fazer parte dessa festa democrática. E no Arrastão, ainda não decidi o homenageado, mas já garanto que a última música a ser cantada será de Luiz Caldas, de quem sou muito amigo”, adiantou.
Para a secretária municipal de Cultura e Turismo (Secult), Ana Paula Matos, o Fuzuê e Furdunço foram bastante especiais na edição 2025. “Foi lindo o Fuzuê, com muita criança, muitas famílias, pessoas de todas as idades se divertindo. Hoje o Furdunço vem com mais atrações, vai virar a madrugada, e meu pedido é que todos venham pra rua com paz para se divertir. E a expectativa para o Carnaval é a melhor possível, acredito que será o melhor Carnaval de todos os tempos”, declarou.
“Ontem foi um dia muito feliz, onde a gente começou o pré-Carnaval com o pé direito. Tivemos várias entidades, grupos culturais, começamos com o Bike Fuzuê, que é uma tradição incrível do Movimento Salvador Vai de Bike para o Carnaval, e o Fuzuê é um evento oportuno para a cidade, fazendo com que a gente comece a investir nas famílias, nas crianças, formando o folião do carnaval de rua do futuro. Tivemos a Barra cheia mesmo após a passagem da última atração. Já estamos batendo recordes com a hotelaria lotada e, se Deus quiser, vamos ter hoje o maior Furdunço de todos os tempos”, avaliou o presidente da Empresa Salvador Turismo (Saltur), Isaac Edington.
Alegria – Além do Fuzuê, ocorrido no sábado (22), também no Circuito Orlando Tapajós, o Furdunço também abriu espaço para alegria, irreverência e até reencontro com a folia. O influenciador Paulo César Reis, 22 anos, estava vestido de padre e empunhava a plaquinha “Já pecou hoje?”. “Espero que este ano seja maravilhoso, igual aos outros. E já está cheio aqui, viu, misericórdia! O Furdunço está crescendo tanto que já virou parte do Carnaval oficial”, ressaltou.
Com indumentárias que fazem referência à cantora Carmen Miranda, as integrantes do grupo Amoras eram só felicidade no Circuito Orlando Tapajós. “Criamos o bloco com seis meninas e chamamos nossas amigas para participar. Hoje somos 28 pessoas. O Furdunço é alegria, diversidade, é onde a gente pode se expressar da nossa forma, com a nossa liberdade, com empoderamento feminino, é o que a gente gosta de fazer”, declarou a administradora e representante do Amoras Luana Pinheiro, 37 anos.
Retornando ao Carnaval de Salvador depois de três décadas, André Barreto, 59 anos, veio de São Francisco, Califórnia (EUA) e trouxe o marido Ralf Oelschlager, 60 anos, para conhecer a festa. “O carnaval até agora está uma maravilha. Vim ver um amigo tocar aqui”, disse.
Serviços – Para este fim de semana de Furdunço e Fuzuê, a Prefeitura de Salvador montou um esquema especial com diversos serviços, no sentido de dar mais conforto aos foliões. Os fiscais da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (Sedur) atuaram em casos de publicidade irregular e reordenamento de mesas e cadeiras de estabelecimentos no circuito.
No ordenamento de ambulantes, a Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop) atua com mais de 500 trabalhadores. De acordo com o titular da pasta, Alexandre Tinoco, houve este ano uma grande procura dos licenciados pela plataforma instalada no trecho entre o Farol da Barra e o Morro do Cristo.
A Coordenadoria de Salvamento Marítimo (Salvamar) está presente, desde o sábado (22), com um posto especial na praia da Barra, para prevenção e atendimento de ocorrências com foliões que desejam aproveitar os festejos e dar um mergulho no mar. O coordenador da Salvamar, Kailani Dantas, informou que, no primeiro dia de funcionamento do posto, os salva-vidas fizeram três resgates, sem gravidade.
A Guarda Municipal de Salvador (GCM) também atua no circuito com mais de 500 agentes, e a avaliação até o fim desta tarde foi de tranquilidade. As equipes da Diretoria de Iluminação Pública (Dsip) da Semop também estiveram atentas à iluminação do percurso, que funcionou sem problemas.
Os foliões contam ainda com ordenamentos do trânsito e transporte, realizados respectivamente pela Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador) e Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob); instalação de sanitários químicos e limpeza das vias por agentes da Empresa de Limpeza Urbana da cidade (Limpurb); ordenamento das atrações pela Saltur; atendimento médico através de dois módulos de saúde (Farol da Barra e Morro do Gato) instalados pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS), dentre outros serviços.
Foto: Jefferson Peixoto