
A anfitriã Ayrá Soares convida artistas locais para um caldeirão de ritmos na Festa SOM RÁ, na Casa Castro Alves, no dia 21 de fevereiro, às 17h
No auge do verão, Salvador está prestes a receber a primeira edição de um encontro afinado de artistas da nova geração musical baiana que ecoa a ancestralidade africana por meio da arte. Idealizada pela cantora Ayrá Soares, a Festa SOM RÁ estreia no dia 21 de fevereiro, a partir das 17h, na Casa Castro Alves (Santo Antônio Além do Carmo), quando a anfitriã convida a Dj Libre Ana e a banda Mambembe para envolver o público com repertórios ecléticos temperados de baianidade. Ingressos: https://www.sympla.com.br/evento/som-ra-ayra-convida/2829514
Com uma vista privilegiada para a Baía de Todos os Santos, o evento promete shows memoráveis com diversos convidados especiais a cada última sexta-feira do mês, até junho. Ayrá Soares, cantora e compositora baiana, adianta que o projeto SOM RÁ tem o propósito de unir artistas da cena independente que merecem um espaço seguro e valorizado para compartilharem seus trabalhos.
“Tudo na festa está conectado à cultura soteroafrofuturista. Sou apaixonada pela minha ancestralidade africana e pela minha Bahia. Minha trajetória, embora jovem na música profissional, é profunda, afetuosa e transformadora na vivência com a cultura popular do samba, da capoeira e do candomblé”, comenta a artista e idealizadora do SOM RÁ.
Da Tropicália ao Tecnobrega – O clima quente de verão pede música boa para levantar o astral, e nada como o set da DJ Libre Ana para abrir a festa ao pôr do sol, com sons que vão desde os mais nostálgicos, da época da Tropicália, até os ritmos preferidos da atualidade, como o tecnobrega. Ayrá justifica a escolha pela forma como a DJ combina referências soteropolitanas com pitadas do pop moderno. “A mulher mistura Harmonia do Samba com Beyoncé, Pablo do Arrocha com Joelma, e por aí vai, numa fluidez que nunca deixa a peteca cair e ninguém fica sem rebolar a raba”, comenta a anfitriã.
Outra atração que vai ditar o rumo do repertório da noite é a banda Mambembe, com seus toques de arrocha e brega. “A Mambembe tem conquistado os soteropolitanos com releituras deliciosas do que há de mais chiclete no brega nacional, e tudo isso com muito charme e muita diversidade, levando a plateia a arrochar até não ter mais suor para escorrer”, complementa Ayrá.
A diversidade musical da festa também conta os tradicionais sambas de roda, samba afro e samba-reggae com distorções de guitarra e beats eletrônicos que a própria Ayrá Soares e sua banda trarão ao palco.
Sobre a Festa SOM RÁ – O nome SOM RÁ foi inspirado por Sun Ra, considerado o pai do afrofuturismo e da estética sci-fi aliada à negritude. Ele foi um compositor, pianista, poeta e filósofo que se destacou como uma das figuras mais excêntricas e inovadoras do jazz americano e da música experimental no século XX.
“Lembrei de Sun Ra porque ele une ancestralidade, música experimental, estética afrofuturista, sobretudo a música enquanto mecanismo divino de elevação de energia, e isso representa a própria Bahia. Assim, me dei conta de como, em Salvador, a arte afrofuturista é pulsante”, explica Ayrá.
A Bahia é uma verdadeira fábrica de arte, cultura e entretenimento, impulsionada ainda mais durante a efervescência do verão. A celebração à vida, ao amor e ao Axé formam a base da Festa SOM RÁ, que pretende dar visibilidade à nova safra de artistas baianos, que surge para inovar conceitos e tendências.
A primeira edição da Festa SOM RÁ acontece em fevereiro, mas o projeto terá continuidade até junho, com shows de diferentes artistas convidados a cada última sexta-feira do mês.
SERVIÇO
SOM RÁ – Ayrá Soares convida DJ Libre Ana e Mambembe
Local: Casa Castro Alves
Data: 21/02/2024
Endereço: R. do Passo, 52 – Santo Antônio Além do Carmo, Salvador – BA, 40301-408. Ao lado da Igreja do Santíssimo Sacramento do Passo.
Horário: 17h
Ingressos: Sympla
Foto: Carol Sebastião