Engenhonovo apresenta estudo inédito sobre o comportamento do soteropolitano com base em marketing humanizado

Evento realizado na manhã desta quarta-feira (04) reuniu empresários, parceiros e imprensa no restaurante Barbacoa

Na manhã desta quarta-feira (04), a agência Engenhonovo promoveu um encontro no restaurante Barbacoa, reunindo clientes, parceiros e imprensa para a apresentação de insights de estudo inédito sobre o comportamento humano, com foco no público soteropolitano. O estudo, além de dados secundários e uma compreensão extensa sobre o marketing H2H, abordagem contemporânea criada pelo famoso mercadólogo Phillip Kotler, apresenta uma pesquisa, realizada em parceria com a Youpper, que abrange quatro segmentos: saúde, imobiliário, educação e automóveis. A pesquisa completa consistiu em mais de 700 entrevistas com indivíduos de múltiplas faixas etárias e classes socioeconômicas, além de 5 grupos focais.

Com uma análise transversal que abordou conceitos do Marketing H2H (Human to Human), o estudo aprofundou uma compreensão de como as empresas precisam criar conexões significativas com os indivíduos que compõem os stakeholders das suas empresas, para além da estratificação socioeconômica tradicional – que já não é suficiente para entender as histórias, vivências e realidades sociais e emocionais que moldam cada indivíduo.

Dentre as inúmeras oportunidades apresentadas, a pesquisa mostrou valiosos insights para os empresários soteropolitanos, como a exigência dos novos lançamentos imobiliários estarem próximos de Unidades de Pronto Atendimento (UPA). O estudo buscou identificar novos clusters dentro de todas as faixas etárias que compõem a capital baiana e, entre os jovens, é possível identificar o grupo dos engajados; dos periféricos e dos jovens urbanos, grupos que demandam oportunidades de emprego e desenvolvimento de talentos, acesso à educação de qualidade para evitar a migração para outros municípios, pertencimento através da diversidade e mais opções de fomento à cultura e economia criativa.

Por outro lado, o macrogrupo de adultos soteropolitanos pode ser dividido em três grupos menores: os adultos estabelecidos; os empreendedores; e os trabalhadores. Esses grupos demandam saúde e bem-estar, estabilidade socioeconômica e mais segurança, diante de uma Salvador cada vez mais insegura e violenta.

No perfil dos idosos soteropolitanos (60 anos ou mais), foram traçados dois clusters: o grupo dos indivíduos que possuem necessidades especiais e demandam acessibilidade; e um grupo amplo, composto por idosos economicamente ativos, que representam uma economia prateada e alto potencial de consumo. Esse grupo valoriza muito o tecido urbano e por isso demanda maior preservação dos patrimônios culturais da cidade, além de mais segurança acessibilidade adaptada para suas necessidades e maior oferta de serviços para a terceira idade em Salvador.

Fernando Passos, sócio fundador da Engenhonovo, destacou a inquietude da agência ao longo de suas mais de quatro décadas: “Somos inquietos em perceber o que está acontecendo. Por isso visitamos agências em Nova York e outras cidades para entender as inovações no setor. Todo esse esforço é fruto da nossa eterna busca por compreender o mundo e as pessoas, ampliando nosso maior potencial para nossos clientes: a Inteligência Engenho”.

Bartira Pereira, sócia da Engenhonovo, complementou: “Fernando sempre diz que cada campanha deve ser única. Assim, motivados pelo constante interesse sobre quem são os consumidores dos nossos clientes, realizamos esta pesquisa para entender suas decisões de compra atuais. A partir dos dados obtidos, desenvolvemos uma análise rica que servirá como base para as novas estratégias que iremos implementar com nossos clientes”.

O evento encerrou-se com uma apresentação emocionante do maestro Carlos Prazeres e seu quinteto de cordas, criando uma metáfora entre as diferenças e complexidades de uma orquestra e a sociedade.

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