O Deputado Matheus Ferreira apresentou um projeto de lei na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) para criar a Política Estadual de Prevenção a Afogamentos, Conscientização e Segurança Infantil. O objetivo é ensinar crianças sobre cuidados com ambientes aquáticos por meio de atividades lúdicas e informativas, como jogos coletivos e brincadeiras, para prevenir acidentes e afogamentos.
A iniciativa visa reduzir os alarmantes números de afogamentos entre crianças e adolescentes. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o afogamento é uma das cinco principais causas de morte nessa faixa etária. No Brasil, o afogamento é a segunda maior causa de mortes de crianças de 1 a 9 anos, com 75% dos casos ocorrendo em rios e represas, e 47% das vítimas tendo até 29 anos.
O projeto, inspirado em experiências bem-sucedidas em Santa Catarina e Paraná, conta com a coordenação do Corpo de Bombeiros Militar do Estado da Bahia. As atividades incluirão instruções sobre sinalização de bandeiras, procedimentos em caso de incidentes e conscientização ambiental. O deputado Matheus Ferreira destaca a importância de educar crianças sobre segurança aquática para salvar vidas e promover um futuro mais seguro.