O superintendente da Defesa Civil da Bahia, Heber Santana, informou que está aguardando uma solicitação da prefeitura de Salvador para entrar em ação no município. Em entrevista com o editor-chefe do Portal M!, Osvaldo Lyra, Heber falou que órgão está pronto para entrar em ação no município.
“A ação da Defesa Civil funciona com a Prefeitura atuando em primeiro lugar. O Estado só entra e está à disposição para entrar em ação quando o município solicita, quando é decretada a situação de emergência ou se necessitar de qualquer órgão do governo do Estado para que a gente possa atuar. Estamos à disposição, já sinalizei isso inclusive a Defesa Civil do Município de Salvador”, disse Heber.
O gestor citou ainda sobre as atuações a Defesa Civil no estado. Segundo o superintendente, 48 municípios estão em situação de emergência e, em parceria com outras secretarias como a Seinfra, Sesab, entre outras, a Defesa Civil vem realizando diversas ações nas cidades como restabelecimento de estradas vicinais, recuperação de estrada, auxílio a postos de saúde que são afetados pelas chuvas e toda a estrutura do Estado à disposição e funcionado nos municípios.
Questionado sobre auxilio do recurso federal em cidades castigadas pela chuva, Heber informou que após a prefeitura decretar a situação de emergência e solicitar o apoio do governo, ela pede reconhecimento do governo federal.
“Quando a Defesa Civil declara a situação de emergência, a do município pede homologação do Estado e pede reconhecimento do governo federal, é através desses atos, que o Estado homologa e o governo federal reconhece e assim dá assistência. É feito um plano de trabalho, principalmente com a nacional que pode ter itens de reconstrução, ajuda humanitária e despesas com a própria manutenção. Vale ressaltar que a Defesa Civil Nacional entra com recursos onde os municípios fazem as ações, já a Defesa Civil estadual entra com os serviços e itens”, finalizou.