Curso debate inclusão na educação especial

Os desafios da educação inclusiva no Brasil ainda são muitos e é preciso conhecimento para combatê-los. Comunidade educacional despreparada para atuar a favor da inclusão, falta de infraestrutura adaptada, profissionais não capacitados para trabalhar com educação inclusiva e preconceito são alguns dos principais impedimentos para que os estudantes que necessitam de atenção especial possam ter o direito básico à educação para se desenvolverem por completo. “A diversidade é promotora de um ensino-aprendizagem pleno”, defende FernandaMenezes, coordenadora do Núcleo de Apoio e Atendimento Psicopedagógico (Naap) do centro universitário Estácio da Bahia.

O curso Formação Continuada de Atendimento à Inclusão na Perspectiva da Educação Especial será realizado na Estácio Bahia, dia 26 de agosto, das 08h às 17h. Com a finalidade de ampliar a conscientização sobre a importância da inclusão, a iniciativa tem como público-alvo profissionais das áreas de Educação, Saúde e Direito, além de famílias, estudantes e interessados natemática. “Temos que refletir sempre sobre o papel da educação buscando ressignificar o olhar excludente do público com deficiência, promovendo estratégias de inclusão no ambiente educacional, bem como na sociedade”, reforça Menezes.

Na programação palestras sobre ‘O papel da psicopedagogia no espaço universitário’, ‘Contribuições do Psicopedagogo Institucional: Desafios e Possibilidades em Escolas do Ensino Regular’, ‘O Psicopedagogo na Equipe Multidisciplinar e suas Contribuições para o diagnóstico clínico’, ‘A Psicologia do Esporte e a Inclusão de pessoas com deficiência’ e ‘A Reabilitação Clinica no Processo de Formação Intelectual’. A nutricionista Vanessa Fernandes trará ainda conhecimentos sobre ‘Seletividade Alimentar: O papel da família frente aos desafios’. 

A neuropsicopedagoga Dulce Elisa Almeida, CEO do Instituto de Desenvolvimento Ser Humano (IDSH), vai apresentar o painel sobre ‘O Psicopedagogo na Equipe Multidisciplinar e suas Contribuições para o diagnóstico clínico’. A especialista defende a atuação do psicopedagogo na identificação de possíveis sinais de dificuldade e transtornos de aprendizagem. “Além do diagnóstico, é um profissional fundamental para odesenvolvimento cognitivo quando participa do planejamento dos processos que estão relacionados à aprendizagem do sujeito”, conclui Almeida. 

O que: Curso Debate Inclusão na Educação Especial

Quando: 26 de agosto 
Horário: 8h às 17h

Onde: Estácio Bahia (Rua Xingu, nº 179, Stiep)

Como se inscrever:https://www.tiketo.com.br/evento/829

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