Criar cachorro faz bem à saúde

Cachorro é tudo de bom! Você já deve ter lido ou ouvido esta frase. Mas acredite, ela é pura verdade. Uma pesquisa da Universidade de Harvard é a prova de que esta máxima não é apenas exagero dos chamados “cachorreiros” (donos e amantes dos cães).

A companhia canina traz benefícios além do que podemos imaginar. Isso eu já sabia. Brisa faz muito bem à saúde de toda a família. Mas com comprovação científica fica ainda melhor! De acordo com os dados, a convivência com os cães ajuda na saúde mental, além de reduzir os níveis de estresse e depressão.

Durante os passeios com Brisa costumo ouvir relatos sobre o antes e depois do cachorro entrar na vida do tutor. Muitos afirmam que ganharam uma companhia, outros que deixaram o sedentarismo. O estudo de Harvard foi feito com 240 mulheres, com idade média de 60,8 anos, sendo que dessas 140 tinham animais de estimação. Entre as que criavam pet, 56% possuíam cachorros e 33% gatos. Os especialistas identificaram que a conexão emocional com o amigo canino reduz os riscos de depressão e ansiedade.

A verdade é que as conversas entre quem tem animal de estimação são a confirmação do quanto os pets se tornaram parte da família. Na pesquisa, esta relação entre apego emocional e saúde mental, por exemplo, não foi identificada com os gatos. Mas os gateiros de plantão podem ficar tranquilos. Os pesquisadores pretendem avançar com os estudos com os felinos, porque o número desses animais nesta pesquisa foi muito menor. Afinal, a máxima “Gato é amor em forma de pelos” também merece comprovação científica.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui