O Farol da Barra foi palco das primeiras ações da Campanha Dezembro Vermelho, iniciada pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS) nesta sexta-feira (1º), Dia Mundial de Combate à Aids. A programação segue ao longo do mês com intuito de alertar às pessoas sobre a luta contra o vírus HIV/Aids e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), chamando a atenção para a prevenção, a assistência e a proteção dos direitos das pessoas infectadas com o HIV.
Quem passou pelo estande contou com serviços de testagens gratuitas para HIV, Sífilis e Hepatites B e C, além de orientações e encaminhamentos para acompanhamento nas unidades da rede municipal. Enquanto passeava pela Barra, o visitante de Minas Gerais, Márcio Vinícius Souza, 28 anos, fez questão de parar para adquirir informações e fazer a testagem rápida.
“Acho esse movimento importante para conscientizar a população, visto que a doença tem aumentado, sobretudo, nas capitais onde tem um grande fluxo de pessoas”, considerou o botânico, que tomou ciência da ação através das redes sociais da Prefeitura. A programação também contemplou uma mobilização local, com a participação de organizações da sociedade civil.
Além de turistas, a iniciativa também chamou a atenção dos baianos, a exemplo do professor de Educação Física Jeferson Alexandrino, 38 anos. Após dar aulas na orla da Barra, ele percebeu a movimentação e foi atraído pelo mutirão de serviços. “Vou fazer o teste e acho que todo mundo deveria fazer, independente da exposição a alguma situação de perigo. Ações como essa são fundamentais para despertar o nosso cuidado com a saúde”, salientou.
A coordenadora da Atenção Especializada a Saúde da SMS, Flora Oliveira, afirmou que as datas comemorativas são necessárias para dar mais visibilidade à doença, mas é preciso ter atenção à saúde durante o ano inteiro. “A campanha visa conscientizar a população da necessidade de superar o estigma e ficar atenta à prevenção com o uso da camisinha e demais procedimentos de profilaxia”, destacou.
Tratamento e rede de apoio – A SMS possui mais de 160 postos de saúde espalhados nos doze Distritos Sanitários, com a oferta de teste rápido e exame para detecção. Nas unidades especializadas, os pacientes positivados são acompanhados por equipes multidisciplinares formadas por médicos infectologistas, psicólogos, farmacêuticos, enfermeiros e assistentes sociais, além de receber de forma gratuita todos os medicamentos necessários para o tratamento. O acesso ao tratamento integral é realizado em três Serviços de Assistência Especializada: Semae Liberdade, São Francisco (Nazaré) e Marymar Novaes (Dendezeiros).
Fotos: Bruno Concha/Secom PMS