Pelo menos sete regiões do Rio Grande do Sul serão afetadas por fortes chuvas neste domingo (12), entre elas, a região Noroeste; Centro-Ocidental; Nordeste; Sudeste; Sudoeste Rio-Grandense e Metropolitana de Porto Alegre. O alerta de risco foi emitido pelo Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres (Cemaden), que deixou a população e autoridades cientes de possíveis desastres hidrológicos e geológicos no estado ainda neste final de semana.
A possibilidade é de chuvas fortes, com riscos de inundações e alagamentos, além de deslizamentos de terra e desabamentos. No momento, o Rio Grande do Sul já contabiliza 136 mortos vítimas dos temporais e enchentes que atingem o estado desde o final do mês de abril.
Conforme divulgado pela Defesa Civil por meio de boletim neste sábado (11), até o momento, o estado contabiliza 125 desaparecidos e 756 feridos. Além disso, 441,3 mil pessoas estão fora de casa. Desse total, 71,3 mil pessoas estão abrigos e outras 339,9 mil permanecem desalojadas, ou seja, foram aparadas por amigos e parentes.
Previsão do tempo
A previsão do tempo para Rio Grande do Sul é de novos temporais neste final de semana. O estado, que já registra níveis recordes do volume dos rios em razão das chuvas, deve superar 150 milímetros na maioria dos municípios.
De acordo com a agência Climatempo, a passagem de uma nova frente fria e o crescimento de uma área de baixa pressão no litoral gaúcho deverão provocar chuvas ainda mais fortes no estado. Isso porque, o sistema provoca um impacto entre o ar quente e úmido vindo do litoral e a massa de ar frio.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) informou que as chuvas devem ser mais intensas nas regiões Centro-leste, Nordeste do Rio Grande do Sul, além da região metropolitana de Porto Alegre.
Comparado com os últimos dias, este domingo deverá ser o dia com maior volume previsto e os acumulados podem ser maior que os 80 milímetros registrados até agora. Existe ainda a possibilidade de o nível do Guaíba superar os 5 metros alcançados até o momento, já que os temporais esperados devem atingir também a região de bacias do rio.