Agência do primo de ACM Neto ganha contrato de R$ 31 milhões com a prefeitura de Salvador

Agência Bença pertence a Flávio Maron, parente do ex-prefeito, e foi escolhida pela gestão Bruno Reis para prestar serviços de comunicação em mídia digital e eletrônica durante os próximos 12 meses

Uma empresa que pertence ao primo do ex-prefeito ACM Neto (União Brasil) abocanhou um contrato de aproximadamente R$ 31 milhões relativo à prestação de serviços de comunicação digital e de mídia eletrônica para a prefeitura da capital com validade de 12 meses. Trata-se da Agência Bença Comunicação e Marketing, que tem como único dono, segundo dados da Receita Federal, o empresário Flávio Costa Maron, parente da ex-primeira-dama do estado Arlette Maron de Magalhães, avó de Neto e esposa do ex-senador ACM, ambos já falecidos. O negócio foi fechado sexta-feira passada (7) e publicado pela Secretaria Municipal de Comunicação Social (Secom) na edição do final de semana do Diário Oficial do Município.

Além da conta
Além dos laços familiares com o padrinho político do prefeito Bruno Reis (União Brasil) e do alto valor, o contrato com a Agência Bença atraiu a atenção do mercado publicitário por ser 31 vezes maior que o valor destinado no orçamento do município deste ano para ações de fortalecimento da comunicação da prefeitura da capital em mídia digital e eletrônica, fixado inicialmente em apenas R$ 1 milhão, de acordo com a Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2005, aprovada no fim do ano passado pela Câmara de Vereadores.

Marcação cerrada
A discrepância de valores levou a líder da bancada do PT na Câmara, a vereadora Marta Rodrigues, a encaminhar ofício à chefe da Secom, Renata Vidal, no qual cobra explicações, com base na Lei de Acesso à Informação, sobre o contrato milionário com a empresa do primo de ACM Neto. No documento, a parlamentar indagou a secretária sobre a origem da suplementação ou anulação de crédito em favor da Agência Bença, bem como se houve remanejamento de recursos de outras fontes do Tesouro Municipal para bancar os custos com o contrato.

Vale o quanto pesa
O negócio entre o Palácio Thomé de Souza e a empresa de Flávio Maron chama a atenção também quando se compara o valor dos serviços de comunicação digital em 2025 com o montante reservado na LOA para áreas importantes da administração municipal. Para se ter ideia, o montante que será repassado à Agência Bença é ligeiramente inferior ao orçamento fiscal previsto este ano para gestão ambiental (R$ 37,7 milhões) e saneamento básico (R$ 34,1 milhões) e supera as cifras destinadas à iniciativas do Poder Público na indústria (R$ 29,5 milhões), desporto e lazer (R$ 28,7 milhões) e agricultura (R$ 600 mil).

Mínimo denominador comum
No mesmo diapasão, o contrato com a Agência Bença é cerca de quatro vezes maior que a soma a ser repassada para custear o leque de ações sob o guarda-chuva da Secretaria Municipal de Reparação em 2025, estimada em R$ 8,8 milhões. Representa ainda quase um terço de todo o orçamento para as áreas de cultura (R$ 127,7 milhões) e segurança (R$133,8 milhões) e mais da metade dos valores destinados este ano a políticas no segmentos de direitos da cidadania (R$ 57,2 milhões) e trabalho (R$ 53,7 milhões).

Benção em família
Vale lembrar também que Flávio Maron não é único integrante da família de ACM Neto beneficiado com uma fatia do bolo referente à comunicação da prefeitura. Uma das agências que dividem a conta de publicidade do Thomé de Souza desde a primeira gestão de Neto (2013-2016), a Bahia Comunicação, pertence ao empresário Paulo Vianna, irmão de Rosário Magalhães, mãe do ex-prefeito.

Foto: Danilo Puridade / Metropress

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