Georges Humbert, advogado, professor e presidente do Instituto Brasileiro de Direito e Sustentabilidade – Ibrades foi empossado como membro titular, representando a comunidade científica.
A posse dos novos membros do Comitê Estadual da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica (CERBMA/BA), para o biênio 2023-2025, foi o ponto central da reunião do colegiado, realizada no Parque das Dunas, em Salvador, nesta segunda-feira (25). Além de marcar oficialmente a entrada dos representantes de cada seguimento da sociedade, o encontro foi marcado por importantes discussões ambientais.
Segundo Humbert “Entre as missões institucionais e científicas do Ibrades se enquadra a participação em espaços de debate, construção e deliberação em matérias de direito e sustentabilidade, o que inclyi CERBMA/BA, que realiza diversas ações, destacando-se entre os 17 estados que compõem o Conselho Nacional da Reserva da Mata Atlântica.”
Durante a reunião, também foi aprovado o Calendário de Reuniões e o Planejamento de Ações para o ano de 2024, que inclui diversas atividades e projetos voltados para a conservação e promoção da Mata Atlântica na Bahia.
O Comitê Estadual da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica na Bahia (CERBMA-BA), regulado pelo Decreto Estadual nº 12.228 de 01 de julho de 2010, procura apoiar e coordenar a implantação da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica no estado. Prioriza a conservação da biodiversidade, o desenvolvimento sustentável e o conhecimento científico e tradicional.
A Reserva da Biosfera é um modelo internacional de gestão integrada, participativa e sustentável dos recursos naturais. Seus objetivos incluem a preservação da diversidade biológica, o desenvolvimento de atividades de pesquisa, o monitoramento ambiental, a educação ambiental, o desenvolvimento sustentável e a melhoria da qualidade de vida das populações.