Confira a nota oficial da SEAP em relação a fuga de presos na Lemos de Brito

A Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização divulgou uma nota oficial se posicionando sobre a fuga de sete detentos da Penitenciária Lemos de Brito na tarde do último sábado (21), confira abaixo:

A SECRETARIA DE ADMINISTRAÇÃO PENITENCIÁRIA E RESSOCIALIZAÇÃO (SEAP), INFORMA QUE EM VIRTUDE DA DA FUGA DOS SETE HOMENS NA PENITENCIÁRIA LEMOS BRITO, NO COMPLEXO DA MATA ESCURA, TODAS AS MEDIDAS LEGAIS E ADMINISTRATIVAS E OPERACIONAIS FORAM ADOTADAS PELA SUPERINTENDÊNCIA DE GESTÃO PRISIONAL (SGP), QUE É RESPONSÁVEL PELA SEGURANÇA E CUSTÓDIA DOS INTERNOS EM TODAS AS UNIDADES PRISIONAIS DO ESTADO DA BAHIA, QUE TEM UMA POPULAÇÃO CARCERÁRIA DE 14.181 PRESOS. ENTRE AS AÇÕES REALIZADAS, OPERAÇÕES DE REVISTA GERAL DA UNIDADE, LIMPEZA, ENTREGA DE NOVOS COLCHÕES E KITs DE HIGIENE PESSOAL. O ANEL SUPERIOR DO MÓDULO V FOI ESVAZIADO E DESATIVADO PARA REFORMA E OS INTERNOS FORAM TRANSFERIDOS PARA OUTRAS UNIDADES PRISIONAIS DO COMPLEXO DA MATA ESCURA. MOVIMENTAÇÕES DE CUSTODIADOS, SEJA EM RAZÃO DE OPERAÇÕES, POR REFORMA DE UNIDADE, DECISÕES JUDICIAIS, ADMINISTRAÇÃO DE VAGAS OU ISOLAMENTO DE LIDERANÇAS SÃO NORMAIS DENTRO DO SISTEMA PRISIONAL E ACONTECEM DIARIAMENTE NAS 28 UNIDADES CARCERÁRIAS DO ESTADO. SÓ NOS ÚLTIMOS MESES FORAM REALIZADAS MAIS DE 3.000 MOVIMENTAÇÕES DE INTERNOS NA CAPITAL E NO INTERIOR, EM CUMPRIMENTO À LEI DE EXECUÇÃO PENAL. NOVOS MÓDULOS E UNIDADES PRISIONAIS PARA SENTENCIADOS DOS REGIMES SEMIABERTO E FECHADO FORAM ENTREGUES, ALGUNS SENDO HABITADOS POR INTERNOS QUE ESTAVAM CUSTODIADOS EM UNIDADES DIFERENTES DO REGIME QUE SE ENCONTRAM E UMA MOVIMENTAÇÃO INTENSA AINDA ESTÁ EM ANDAMENTO.
A TRANSFERÊNCIA DO INTERNO FÁBIO SOUZA DOS SANTOS, CONHECIDO COMO GELEIA, FOI PARTE DESSAS MOVIMENTAÇÃO QUE ACONTECEM SEMPRE, DESDE QUE SE FAÇAM NECESSÁRIAS. GELEIA É UM INTERNO QUE ESTAVA EM REGIME SEMIABERTO CUSTODIADO NO CONJUNTO PENAL MASCULINO, ONDE HÁ OUTROS LÍDERES DE IMPORTÂNCIA SIMILAR QUE, ASSIM COMO ELE, PRECISAM SER ISOLADOS EM DIFERENTES UNIDADES PARA EVITAR O REFORÇO DE PODER DAS ORCRIMS COM A CONVIVÊNCIA. ESSAS MOVIMENTAÇÕES DE INTELIGÊNCIA SÃO ESTRATÉGICAS E NORMAIS DENTRO DA ADMINISTRAÇÃO PENITENCIÁRIA.
UMA SINDICÂNCIA FOI ABERTA PELA SEAP PARA APURAR AS TODAS AS CIRCUNSTÂNCIAS DA FUGA, INCLUSIVE, SE HOUVE NEGLIGÊNCIA NA TRANSFERÊNCIA DE FÁBIO SANTOS.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui