Mais de 20 empresas brasileiras de diversos segmentos vão receber selo de compromisso social com o combate ao racismo

Vinte e uma empresas brasileiras irão receber o selo de compromisso social “Racismo, aqui não!”, por terem adotado o combate a práticas racistas institucionalizadas, em busca de uma convivência mais pacífica e respeitosa na sociedade como um todo. A entrega será realizada no dia 20, durante o “Bem-vindos a 2025!”, evento inédito apresentado pelo publicitário João Silva no Teatro Vila Velha, em Salvador.

Os blocos carnavalescos Camaleão, Ilê Aiyê e Olodum, o próprio Teatro Vila Velha e a rede de salões de beleza Jacques Janine são algumas das instituições espalhadas pelo país que serão contempladas com o selo — as outras 16 dividem-se entre restaurantes, centros médicos e pousadas. Para o diretor do Camaleão, Quinho Nery, a certificação é motivo de muito orgulho.

“Como legítimos representantes do Carnaval de Salvador, consideramos que o selo vem para reafirmar a condição plural da festa e a forma como sempre buscamos pautar nossa atividade social e empresarial”, afirma Nery. “Esperamos que, a partir do momento em que o selo for referendado para as empresas, ele possa ser um elemento transformador e de inclusão.”

Responsável pela criação do selo “Racismo, aqui não!”, em 2009, João Silva o aponta como a melhor estratégia para combater o racismo de forma séria, pacífica e eficaz no Brasil, agregando valor à imagem das organizações que o adotam.

“Acreditamos que a adoção do selo e de seus protocolos por instituições públicas e privadas, entidades e organizações de interesses sociais e sua ampla exibição, desde em peças publicitárias até em eventos festivos e esportivos, irá contribuir bastante para o enfrentamento da questão, a inibição de práticas racistas e a redução de conflitos e do desgaste de imagens e reputações”, avalia Silva.

O evento 

Um stand-up de conversa séria: assim é definida a apresentação inédita “Bem-vindos a 2025!”, de João Silva, um dos publicitários mais premiados no país. O evento será realizado no dia 20, às 20h, no Teatro Vila Velha, localizado no bairro do Campo Grande, em Salvador, e terá transmissão ao vivo, por meio da plataforma Zoom. Os ingressos custam 80 reais e estão à venda no Sympla (https://abre.ai/bemvindosa2025).

A partir da energia, experiências e resultados alcançados ao longo de seus quase 50 anos de atividade criativa, o homem das mil e uma marcas irá apresentar evidências científicas da importância do uso da neurociência na comunicação, assim como sua utilização na criação do selo “Racismo, aqui não!”.

Sobre João Silva 

 Publicitário, nascido na Cidade Baixa, em Salvador, João Silva tem quase 50 anos de experiência em comunicação e atua em projetos nacionais e internacionais. Um dos profissionais mais premiados no Brasil, ele é autor de mais de mil marcas — um recorde mundial —, entre produtos, projetos, serviços, organizações sociais e marketing político.

Também foi o responsável por vários cases de sucesso, como as marcas do Olodum, Collor, Teatro Castro Alves (TCA), Cantina Cortille, Fricote e Iguatemi, entre tantas outras. Atuou nas principais agências do mercado como diretor de Arte, de Criação e de Atendimento. Ao longo de sua carreira, recebeu centenas de prêmios regionais, nacionais e internacionais — inclusive, a Medalha Zumbi dos Palmares, concedida pela Câmara Municipal de Salvador, em razão dos trabalhos desenvolvidos em prol da luta pela igualdade racial no país.

Foi escolhido Profissional do Ano em 1991, na edição nacional do Prêmio Colunistas, e eleito presidente do Clube de Criação da Bahia, em 1992. Em 2002, foi paraninfo da turma de formandos em Comunicação Social da Universidade Católica do Salvador (Ucsal) e, em 2009, da turma de Comunicação Social da Universidade Salvador (Unifacs). Participou, como jurado, de diversos prêmios e, como palestrante, de vários cursos e seminários no Brasil; em Viena, na Áustria; e em Nova Iorque e Boston, nos Estados Unidos.

Em 2007, criou o selo “Racismo, aqui não!”, um projeto de mobilização social para inibir práticas racistas em organizações e grandes eventos e que, gradualmente, tem ganhado a adesão de milhares de pessoas em diversas partes do mundo. Hoje, João Silva atua no Brasil e nos Estados Unidos, por meio de sua empresa, a Maria Brands, além de desenvolver projetos que dialogam com o compromisso social de combate ao racismo.

Baseado no que a neurociência tem desenvolvido, o publicitário acredita que a comunicação seja a ferramenta que pode transformar o mundo e seu processo criativo e que ela contribua não só para as vendas por parte de grandes marcas, mas também para a construção de valores e a transformação de comportamentos sociais.

SERVIÇO — BEM-VINDOS A 2025!

Quando: 20 de setembro (quarta-feira), às 20h

Onde: Teatro Vila Velha (Passeio Público, Av. Sete de Setembro, Campo Grande) e plataforma Zoom

Quanto: 80 reais (vendas pelo Sympla: https://abre.ai/bemvindosa2025)

Assessoria de Imprensa: Goya Comunicação

[email protected] | Camila Botto: (71) 99923-9284

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui