Vice-governador Geraldo Júnior participa de Plenária Territorial do Sudoeste Baiano nesta quinta

Evento faz parte das escutas de construção do Plano Plurianual (PPA) Participativo 2024-2027

O vice-governador Geraldo Júnior (MDB) participou nesta quinta-feira (23), às 8h30, no Centro de Cultura Camilo de Jesus Lima, na cidade de Vitória da Conquista, da Primeira Plenária Territorial do Sudoeste Baiano. A ação faz parte de uma série de escutas sociais do Plano Plurianual Participativo (PPA) 2024-2027.

As atividades teve início com , com um café da manhã para os participantes credenciados, antes da atividade cultural. Em seguida, foi apresentado pela Secretária Estadual de Planejamento (Seplan) o PPA Participativo 2024-2027 e as demandas do território.

Geraldo Júnior, que representou o Governo do Estado no evento, destaca a realização de escutas com diversos movimentos sociais da Bahia para colher as demandas de cada território e incorporá-las no plano de gestão do governo, liderado pelo governador Jerônimo Rodrigues (PT).

“Os movimentos sociais são de grande importância para este governo, liderado pelo governador Jerônimo. As escutas, que são uma importante ferramenta de valorização da democracia representativa, servirão para que nós possamos ouvir e debater o que é melhor para cada território identidário da Bahia. E nesta quinta, vamos debater as demandas do Território do Sudoeste, que temos uma atenção especial e vamos trabalhar para construir um Plano Plurianual conforme as necessidades das baianas e baianos, ampliando a participação da sociedade civil nas decisões do governo e qualificando as propostas apresentadas”, afirmou o vice-governador, destacando que a Bahia se tornou referência no país na gestão de políticas públicas iniciadas por este grupo político há 16 anos.

“Essa é a marca do governo Jerônimo Rodrigues, do qual tenho a satisfação de fazer parte e governar ao lado dele esse estado diverso que é a Bahia, com vários segmentos que precisam fazer parte do planejamento do nosso governo, através desses encontros, discutindo o melhor para a Bahia”, pontuou Geraldo.

Até o próximo dia 18 de abril, diversas equipes das secretarias estaduais irão percorrer todos os 27 Territórios de Identidade da Bahia, pra realizar plenárias com diversos setores da sociedade.

Território Sudoeste Baiano

Formado por 24 municípios, ocupando uma área de 27.2 mil km², o que equivale a 4,8% da extensão territorial da Bahia, o Território de Identidade Litoral Sudoeste Baiano concentra uma população de aproximadamente 698 mil habitantes, a maior parte (343 mil) no município de Vitória da Conquista.

De acordo com dados divulgados pela SEI – Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia, autarquia vinculada à Secretaria do Planejamento – Seplan, no ano de 2019, o PIB do Território do Sudoeste Baiano alcançou a marca de R$ 10,6 bilhões, com renda per capita anual de R$ 15 mil. Com relação à distribuição da atividade econômica por setores, destaca- se o Comércio e Serviços (76,4%), seguido pela Indústria (16,9%) e a Agropecuária (6,7%).

Programação da Plenária do PPA Participativo

23/03 – Território do Sudoeste Baiano – 8:30 às 18 h – Centro de Cultura Camilo de Jesus – Vitória da Avenida Rosa Cruz 45, Candeias – Vitória da Conquista

Municípios do Território do Sudoeste Baiano – Anagé, Aracatu, Barra do Choça, Belo Campo, Bom Jesus da Serra, Caetanos, Cândido Sales, Caraíbas, Condeúba, Cordeiros, Encruzilhada, Guajeru, Jacaraci, Licínio de Almeida, Maetinga, Mirante, Mortugaba, Piripá, Planalto, Poções, Presidente Jânio Quadros, Ribeirão do Largo, Tremedal, Vitória da Conquista.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui