Diálogos Cidadaniar debate educação, direitos humanos e cultura da legalidade no MASP

Evento abordará temas importantes, promovendo reflexões e ações para ampliar o acesso ao conhecimento e fortalecer a participação social

No Dia Mundial da Justiça Social, 20 de fevereiro de 2025, o Instituto Nelson Wilians (INW), em parceria com a UNESCO no Brasil, realiza o evento Diálogos Cidadaniar: Educação para a Cidadania, Direitos Humanos e Cultura da Legalidade. O encontro acontecerá no Auditório do MASP, em São Paulo, reunindo especialistas, educadores e lideranças da sociedade civil para discutir o papel da educação na formação cidadã e no fortalecimento do Estado de Direito.

A programação vai contar com dois painéis com especialistas sobre a importância da educação na construção de sociedades justas e democráticas; apresentação oficial dos Guias Cidadaniar, iniciativa que apoiará a educação para a cidadania e os direitos humanos; e troca de experiências entre acadêmicos, educadores e organizações da sociedade civil.

O primeiro painel terá como tema “Educação para a Cidadania – Como fortalecer a cultura da legalidade?”. Estarão participando: Alexsandro do Nascimento (Diretor de Políticas da Educação Integral Básica no MEC); Carolina Alves de Souza Lima (Professora e pesquisadora de Direitos Humanos na PUC/SP); e Maria Victoria Benevides (Professora emérita da Faculdade de Educação da USP).

O segundo painel vai abordar o tema “Da Teoria à Prática – Como Cidadaniar?”. Participam do debate: Andréa Freitas (Professora de Ciência Política na Unicamp); João Tavares (Diretor-executivo da Rede Nacional de Educação Cidadã); Luciana Asper y Valdés (Promotora de Justiça do MPDFT e gestora do Programa Na Moral); e Madu Macedo (Educadora e autora da coleção “Em Miúdos”). A moderação será feira por Basília Rodrigues, jornalista da CNN Brasil.

“O Instituto Nelson Wilians tem como princípio a universalização dos direitos humanos por meio da disseminação da cultura da legalidade. Acreditamos no potencial transformador da cidadania e no compromisso de promover a justiça social. Com o Projeto Cidadaniar, reforçamos nosso compromisso de democratizar oportunidades e fortalecer a cultura da legalidade”, destaca Anne Wilians, Fundadora e Diretora-Presidente do Instituto Nelson Wilians.

“Celebrado no Dia Mundial da Justiça Social, uma data de grande relevância para a promoção da justiça e da igualdade no mundo, este evento nos convida a refletir sobre o poder transformador da educação na formação de cidadãos globais cada vez mais conscientes sobre a importância dos direitos humanos. Essa é a essência do Projeto Cidadaniar, uma iniciativa da UNESCO em parceria com o Instituto Nelson Wilians, que busca fortalecer a confiança nas instituições públicas e formar defensores da paz e da justiça, com base nos princípios da Educação para a Cidadania Global (ECG), incluindo a sustentabilidade, os direitos humanos e o respeito à diversidade”, reforça Marlova Jovchelovitch Noleto, Diretora e Representante da UNESCO no Brasil.

Sobre o Projeto Cidadaniar

Lançado em 2022, o Projeto Cidadaniar é uma iniciativa baseada na educação para a cidadania global, promovendo reflexões críticas sobre o Estado de Direito e fortalecendo a cultura da legalidade. Durante o evento, serão apresentados oficialmente os Guias Cidadaniar, materiais voltados ao desenvolvimento de jovens e mulheres em organizações parceiras e para a ampliação de ações cidadãs em Organizações da Sociedade Civil (OSCs).

Sobre o Instituto Nelson Wilians (INW)

Criado em 2017, o Instituto Nelson Wilians (INW) promove educação e cidadania para transformar vidas e fortalecer o Estado de Direito. Com iniciativas como o Cidadaniar, capacita juventudes, educadores e organizações sociais para ampliar o acesso ao conhecimento e fomentar a participação cidadã.

Na Bahia, o INW está presente apoiando à três Organizações da Sociedade Civil (OSCs), que são Associação AWA Ações Afirmativas, Instituto Hebrom Simas e Instituto Santa Cruz Ponta da Serra, através do projeto “Edital ProBono INW 2025”. As associações selecionadas recebem um aporte financeiro do INW de até R$ 60 mil, distribuídos ao longo de 10 meses, e acesso a metodologias educacionais a fim de contribuir no desenvolvimento de jovens e mulheres em situação de vulnerabilidade social.

Sobre a UNESCO no Brasil

A UNESCO atua globalmente para promover a educação, a ciência e a cultura como pilares do desenvolvimento sustentável. No Brasil, apoia políticas e iniciativas voltadas à educação para a cidadania global e aos direitos humanos, contribuindo para o fortalecimento da democracia e da justiça social.

Serviço:

Evento: Diálogos Cidadaniar: Educação, Direitos Humanos e Cultura da Legalidade
Data: 20 de fevereiro de 2025Local: Auditório do MASP – São Paulo, SP.
Inscrições: https://www-nwadv-com-br-4.rds.land/evento-cidadaniar


Caderno 01 – Comunicação Integrada
Assessoria parceira Bahia
Voah Comunicação

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui