
Jonga Cunha media debate com Osmar Martins (Marrom), James Martins, Adelmo Casé e Viviane Trípodi sobre a história e impacto do Axé Music
A CAIXA Cultural Salvador realiza, no dia 18 de fevereiro, às 17h, a terceira roda de conversas da exposição “Axé: A força sonora e visual de um movimento”. O encontro terá como tema o documentário “Axé: Canto do povo de um lugar”, filme dirigido por Chico Kertész, que traça a história e o impacto global do Axé Music, explorando suas origens e a fusão de influências culturais e musicais que deram forma ao movimento. O evento conta com patrocínio da CAIXA de do Governo Federal.
O debate será mediado pelo músico e curador da exposição, Jonga Cunha, e contará com a participação de Osmar Martins (Marrom), colunista do jornal Correio 24h e comentarista de Carnaval na TV Bahia; James Martins, poeta,jornalista, pesquisador e roteirista do filme; o cantor e compositor Adelmo Casé e Viviane Trípodi, cantora de Axé Music e filha do carnavalesco Alberto Trípodi.
Lançado em 2017, o documentário “Axé: Canto do Povo de um Lugar” reúne entrevistas e imagens de arquivo para contar a trajetória de um dos movimentos musicais mais globalizados do mundo, nascido na Bahia e marcado por um forte sincretismo cultural.
A roda de conversa discutirá a importância do filme na preservação da memória do Axé e sua influência no cenário musical. Após o bate-papo, os participantes poderão desfrutar de um coquetel.
A exposição “Axé: A força sonora e visual de um movimento” segue em cartaz na CAIXA Cultural Salvador até 16 de março de 2025, reunindo um acervo histórico e experiências interativas para o público.
Serviço:
[Roda de conversa] “Axé: Canto do Povo de um Lugar”
Local: Rua Carlos Gomes 57, Centro – Salvador/BA
Datas: 18 de fevereiro de 2025 (terça-feira)
Horários: 17h