
Em maio, será realizada a “Jornada Europeia 2025” que consiste em um conjunto de eventos organizados pelo Instituto Internacional para Desenvolvimento Cientifico, Inovação e Sustentabilidade (ICIS), em parceria com o Instituto Brasileiro de Direito e Sustentabilidade (IBRADES), a Associação dos Magistrados da Bahia (AMAB), Escola de Magistrados da Bahia (EMAB), Associação do Ministério Público da Bahia (AMPEB), Universidade do Estado da Bahia (UNEB), a Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), sob a coordenação científica do Professor Titular da UNEB e Promotor de Justiça do Ministério Público da Bahia, Clodoaldo Silva da Anunciação.
A Jornada discutirá importantes temáticas da agenda jurídica, promovendo o intercâmbio de renomados juristas de diversas carreiras a exemplo da Magistratura, Ministério Público, Defensores, Procuradorias, Advocacias Pública e Privada, Professores e Pesquisadores do Brasil, Itália, Espanha e Portugal.
Na Sapienza Universitá de Roma, durante o 1° Colloquio Italo-Brasiliano di Diritto Internazionale serão debatidos temas de Direito Internacional e Direitos Humanos.
Na Universidade do Vigo (UVIGO) será realizado o IV Foro Jurídico Ibero Brasileño que discutirá “A conformação do espaço digital ao Direito”. Na Universidade Autónoma de Lisboa (UAL) terá lugar o I Congresso Jurídico Luso Brasileiro com o tema Direito, Justiça e Desafios Contemporâneos.
Serão realizadas conferências, Grupos de Trabalho, Oficinas e Debates, o que permitirá uma profícua troca de conhecimentos, integração entre as instituições envolvidas e produção de conhecimentos que serão publicados em livros e revistas especializadas.
O advogado Georges Humbert, presidente do IBRADES, um dos conferencistas confirmados nos eventos, considera fundamental eventos científicos como este. “Cursei pós-doutorado e palestrei na quase milenar Universidade de Coimbra, em Portugal, já palestrei na Universidade de Alicante, na Espanha, uma das mais respeitadas da Espanha, curso de extensão em Cambridge, além de ter recebido, na Bahia, professores de Yale, nos Eua, da Itália, Portugal, Colombia, Chile, Argentina e outros países, e estou certo de que essas vivências colaboram, definitivamente, para a formação dos juristas, mas, sobretudo, para deixar um legado coletivo, de interesse público, para cada instituição, comunidade, cidades, estados e países participantes”.