Selo da Diversidade LGBT+ reconhece instituições que promovem diversidade no mercado de trabalho em Salvador

Como parte das políticas públicas de inclusão no mercado de trabalho, a Prefeitura de Salvador, através da Secretaria Municipal da Reparação (Semur), promoveu a cerimônia de outorga do Selo da Diversidade LGBT+ na quarta-feira (11), no Hotel Mercure, no Rio Vermelho. Ao todo, 173 instituições públicas e organizações da sociedade civil foram agraciadas pela certificação.

O selo é o reconhecimento a empresas e instituições que se comprometem a implementar políticas afirmativas voltadas à diversidade e ao combate à LGBTfobia nos ambientes institucionais. A gestora da Semur, Ivete Sacramento ressaltou que essa é mais uma etapa de consolidação do programa da Prefeitura de Salvador, com foco em ampliar cada vez mais o número de empresas inclusivas.

“Neste ano, tivemos um aumento significativo de instituições que entenderam a proposta do selo. Inclusive, recebemos solicitações depois das inscrições e nós não tivemos condições de atender, mas ano que vem, com certeza, teremos um quantitativo ainda maior”, frisou.

Compartilhar experiências – A partir dessa edição, as empresas certificadas integram uma rede de intercâmbio de boas práticas, compartilhando experiências e fortalecendo suas políticas institucionais. “O selo é muito mais que um prêmio, representa o enfrentamento à discriminação com políticas públicas, é um compromisso firmado”, pontuou a secretária.

A mesa de abertura foi marcada pelo pronunciamento de representantes da administração municipal e da sociedade civil, reforçando a importância dos selos como instrumento de transformação social e institucional. Os membros do Comitê Gestor também foram chamados ao palco, em reconhecimento ao trabalho desenvolvido para garantir transparência e pluralidade no processo de certificação das organizações.

As empresas certificadas assumem compromissos claros de promoção da equidade, inclusão e diversidade no desenvolvimento de ações concretas para a inclusão social e profissional da população afrodescendente e LGBT+. De acordo com o coordenador de Diversidade LGBT+, Marcelo Cerqueira, o selo é uma conquista que aponta para o compromisso com um futuro mais igualitário em relação a gênero e orientação sexual.

Ele reconheceu empresas que promovem inclusão e respeito, ao tempo em que estimula ações que fortalecem os direitos e as oportunidades da população LGBT+. “Essa iniciativa é um marco na construção de uma sociedade onde a diversidade é celebrada como valor essencial”, destacou.

Cases de sucesso – Além da outorga, o evento contou com a apresentação de dois cases de sucesso de empresas certificadas pela Prefeitura. O público conheceu os detalhes dos programas de inclusão implantados na rede de supermercados Atakarejo e na empresa Dow Brasil.

A consultora de Gente e Gestão e integrante do Grupo de Afinidades LGBT+ da Rede Atakarejo, Poliana Prates Neves, explicou que a inclusão sempre foi uma política do grupo empresarial. “Esse é nosso terceiro selo. É o reconhecimento de um trabalho pautado pela busca da igualdade entre as pessoas. Esse é o nosso propósito dentro do Atakarejo, o de fomentar a cultura do respeito, da simplicidade. A parceria que temos com a Prefeitura reforça nosso compromisso”, frisou.

De acordo com a gestora, as ações de inclusão iniciam desde a divulgação da oferta de vagas de emprego até a fase final de entrega de documentos. “Faço processo seletivo e sabemos da importância do acolhimento desse candidato. A gente chama pelo nome social, insere no crachá, além de termos espaços dentro das nossas unidades com suporte psicológico”, detalhou.

Para Roberto Aragão, coordenador de treinamentos e co-líder do Pilar Afrodescendente da Empresa DOW Brasil, referência global no setor químico, o apoio à diversidade reflete de maneira muito positiva no andamento dos negócios. “Sou um homem gay, preto, que já estou há 35 anos me sentindo acolhido. É sobre isso, é sobre entender que com pessoas diversas trabalhando junto, a gente consegue atingir objetivos de uma forma muito melhor. Fomenta a boa convivência, gera inovação e a satisfação dos funcionários”, relatou.

Foto: Bruno Concha

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui