A ArtRio é o maior evento de arte da América Latina e reúne curadores e expositores de diferentes países e estados brasileiros.
A Bahia terá a presença do Studio Palma, no catálogo editorial, em parceria com a Casa Philos, com lançamentos e mesas de conversas.
Entre os dias 25 e 29 de setembro acontece um dos mais relevantes eventos culturais da América Latina, a ArtRio.
Juntamente com a rPhilos, o Studio Palma e alguns de seus agenciados lançam no dia 26 de setembro três livros. Curadoria Literária, de Ester Figueiredo, que é sócia-diretora do Studio Palma; Riscados Áridos da Infância, de Evandro Teixeira e Rio, o Ori, da escritora Valesca Lins.
Publicado em 2023, o livro Rio, o Ori traz reflexões de histórias a partir de olhares e vivências de quem foi oprimido como minoria. O lançamento coletivo acontece às 15h no Pavilhão do Mar.
Ainda no dia 26, Ester integra dois momentos singulares no evento. Às 17h, a co-fundadora do Studio Palma apresenta a exibição do Manto da História – Fios Literários, escrito por Glicéria Tupinambá e Itamar Vieira Jr, vencedor do prêmio Jabuti de 2024. Às 18h, a curadora literária participa da mesa Narrativas em Processo – Curadorias, Enlaces e Releituras, que promete um bate papo com a escritora Bia Rodrigues e o artista Jorge Pereira. Os dois momentos acontecem na Casa Artistas Latinas.
A participação do Studio Palma em um evento predominante de Artes Plásticas, com exposição de galeristas e artistas de distintos acervos, alarga as interpretações da literatura com outras linguagens e inaugura o catálogo de livros de arte sob curadoria do Studio.
Quem é Ester Figueiredo?
Ester Figueiredo é curadora, idealizadora e mobilizadora da rede colaborativa de curadoria literária e sócia-fundadora do Studio Palma. Possui doutorado e pós-doutorado, professora em cursos de graduação e pós-graduação. É escritora e curadora da Feira Literária de Mucugê (Fligê), da Feira Literária de Canudos (Flican) e da Festa Literária de Vitória da Conquista (FliConquista). Também, foi curadora de expografias, relacionadas a presença indígena na literatura, o retorno do manto Tupinambá ( 2022/2023) e projetos expográficos relacionados a obra de escritores baianos. Possui em seu currículo acadêmico inúmeras publicações para os letramentos literários, livros, artigos publicados, direcionando a experiência acadêmica e de curadoria para a consultoria no campo da literatura e educação, agenciamento de autores, avaliação e preparação de obras para publicação.