Os vereadores da cidade de Queimadas, cidade a 308km de Salvador, denunciaram o prefeito André Andrade (PT) e o candidato a sucessão, Clementino Rodrigues (PT), conhecido como Kelé, por fraudes em processos licitatórios. Outros pessoas também foram denunciadas: José Ariel, ex-Secretário de Infraestrutura, e Antônio Carneiro, fiscal de contratos, ambos sobrinhos de Kelé.
Segundo a ação popular enviada à Justiça baiana, as empresas de Kelé eram favorecidas nas licitações. Além disso, as empresas vencedoras C J DOS SANTOS RODRIGUES EMPREENDIMENTOS LTDA e CLEMENTINO J DOS S RODRIGUES LTDA tem como único sócio o candidato Kelé que é tio de servidores públicos municipais, o que as impediria de participar de licitações em Queimadas, segundo a lei. A manipulação teria começado em 2021, quando José Ariel Rodrigues de Oliveira passou a atuar como secretário de infraestrutura, o que lhe permitia abrir processos licitatórios e teve como vencedor as empresas de seu tio, que hoje é candidato.
As provas apresentadas indicam que houve um esquema para direcionar as licitações em favor dessas empresas, que supostamente estavam impedidas de contratar com o município.
Processo n.: 8001122-21.2024.8.05.0206