“Antes de ter a mudança no transporte eu ia para o final de linha, pegar um Pituba, ia sentadinha, tirava meus cochilos, pra recuperar as minhas forças e começar o meu trabalho. Tiraram o transporte, não foi falado nada e ficamos de um lado para o outro, todo mundo sem saber o que fazer. Com essa mudança, eu pego quatro conduções para chegar lá no destino que eu pegava um só”, reclamou recepcionista Maiza Santos de Assunção, 47 anos, moradora do bairro São João do Cabrito, em Plataforma, que precisa se deslocar para o bairro do Itaigara para trabalhar.
A reclamação feita no 3º programa eleitoral de Geraldo Júnior (MDB) e Fabya Reis (PT), é consequência da retirada de 134 linhas de ônibus das ruas da capital baiana, ação realizada nos 4 anos, na gestão do atual prefeito de Salvador, Bruno Reis, segundo estudo realizado pelo Observatório da Mobilidade de Salvador (Obmob). A população da capital foi impactada com o aumento de horas a espera de transporte, dificultando a chegada a seu destino, sobretudo as pessoas que moram em bairros da periferia. De acordo com dona Maiza, com a mudança no transporte, ela precisa andar mais para chegar ao ponto de ônibus, além de gastar mais tempo no trajeto. O que antes fazia em 120m, agora precisa percorrer 2 km para chegar ao ponto de ônibus. “Agora preciso pegar 4 conduções pra chegar no destino, sendo que eu pegava um só”, concluiu a recepcionista.
No programa, o candidato de Lula em Salvador Geraldo Júnior criticou o descaso com a mobilidade urbana na capital baiana e apresentou propostas para acabar com as horas perdidas no deslocamento das pessoas. “Dona Maiza é um exemplo do que milhares de pessoas passam todos os dias para chegar ao trabalho, à escola e aos compromissos. Mas isso vai mudar. Nós vamos reestruturar o sistema de transporte de Salvador com mais ônibus, linhas do VLT e do metrô. Tudo integrado para chegar mais rápido onde você precisa”, prometeu o emedebista na propaganda eleitoral.
A reativação das linhas de ônibus e a integração das linhas de ônibus ao metrô, VLT e BRT estão entre as principais propostas para melhorar a mobilidade da população de Salvador. Geraldo e Fabya têm o apoio de 10 partidos, formando a coligação “Salvador pra Toda Gente”, formada pelos partidos MDB, PSD, PSB, Avante, Podemos, Solidariedade, Agir e pela Federação Brasil da Esperança (PT, PC do B e PV).
O programa, veiculado às 20h30 desta segunda-feira (2), volta a ser exibido às 13h desta terça. Na noite de hoje, um novo programa será apresentado aos eleitores da capital baiana. Confira a íntegra do 3º programa eleitoral no link abaixo.
https://www.youtube.com/watch?v=a_NUFcWSAjs