Os 65 atletas mais onze membros da comissão técnica da Delegação da Bahia no Jogos Universitários Brasileiros (JUBs) de Praia 2024 fizeram história na competição realizada no Rio de Janeiro na última semana, sendo que 36 deles viajaram com transporte concedido pela Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre). Ao todo, foram quatro medalhas (um ouro, duas pratas e um bronze), o dobro do conquistado em 2023.
As medalhas foram distribuídas em quatro modalidades diferentes: águas abertas, beach wrestling, futevôlei e surf. Dentre os medalhistas, o principal destaque foi a medalha de ouro da dupla de futevôlei masculino João Vitor Carneiro e Rodrigo Soledade, ambos da Uninassau. A areia da capital carioca também foi o palco da medalha de bronze de Emília Paiva, também da Uninassau, no beach wrestling feminino.
Já o mar carioca seguiu rendendo bons resultados para a Bahia com uma maré prateada. Claudine Tekes conquistou a medalha de prata na disputa das águas abertas feminina, uma tradicional prova para os atletas do estado. A prata ficou estampada em mais uma baiana – Ana Beatriz Pereira, da Universidade Federal da Bahia (UFBA), ficou em 2º lugar no surf feminino.
JUBs Praia – Com mais de dois mil participantes de todo o Brasil, a Bahia foi representada por cinco instituições de ensino superior (Estácio; Universidade do Estado da Bahia (UNEB); Universidade Estadual do Sudoeste Baiano (UESB); UFBA; e Uninassau) em 11 modalidades: águas abertas, basquete 3×3, beach soccer, beach tennis, beach wrestling, cross training, futevôlei, surf, vôlei 4×4, vôlei de praia e vôlei de quadra. Apenas o skate não teve representantes baianos nas disputas aconteceram entre os dias 19 e 25 de agosto.
“Foi uma grande conquista ser a quinta maior delegação no JUBs Praia. No ano passado, foram 58 atletas. Esse aumento de atletas é fruto de trabalho importante nosso junto ao apoio do Governo do Estado, através da Sudesb, que vem massificando o esporte universitário. Nossa expectativa de mais medalhas aconteceu em um grande evento com mais de dois mil atletas universitários, mostrando a força do esporte universitário. Temos que agradecer muito a Sudesb pelo transporte”, comentou Simon Vasconcelos, presidente da Federação Universitária Baiana de Esportes (Fube).
Fonte: Ascom/Sudesb