SANTANÓPOLIS/BA: ANIVERSÁRIO DE 62 ANOS DE EMANCIPAÇÃO POLÍTICA

Festejos aconteceram no próximo sábado (13) com a tradicional Alvorada, queima de fotos, inaugurações e com atrações musicais.

No próximo sábado (13), a cidade de Santanópolis/Ba fará aniversario de Emancipação Política e será comemorado em grande estilo. A Prefeitura Municipal, através do seu gestor Vitor do Posto (MDB), irá promover e eventos para celebrar a data juntos aos munícipes. A programação é ampla, agrada todos os gostos e idades, foi pensada cuidadosamente pelo governo municipal para presentear os santanopolinense, que afinal é o principal motivo de tantas comemorações.

A cidade Santanópolis/Ba, fica cerca de 145 Km de Salvador/Ba – capital da Bahia e 36 Km Feira de Santana/Ba. Santanópolis surgiu em meados do Séc. XVI, com a exploração e o desbravamento da região, a qual fazia parte da Sesmaria de Garcia d’Ávila. A partir de 1673, João Peixoto Viegas incorporou terras e campos, em busca de ouro e pedras preciosas, além dee caça aos aborígenes, da tribo dos índios Paiaiás, sendo eles os primeiros habitantes, oriundos da região da Chapada Diamantina, que vinham acompanhando as margens do Rio Paraguaçu. Os índios viviam da caça e da pesca e foram dizimados no Séc. XVII.

Com o passar do tempo, a região foi povoada por outras famílias: Fernandes, Campos, Cerqueira, Estrela, Ribeiro, Brito, Oliveira, Nepomuceno, Machado, Barbosa, Almeida, onde formaram o povoado denominado de “Quaresma”.

No ano de 1910, os fazendeiros, Cel. Manoel Campos, Sabino Brito, Alexandre Cerqueira, José Ribeiro do Desterro “Cazuza” além de outros moradores construíram a igreja, na praça que deu o nome do seu primeiro pároco, o Padre Lúcio Ornelas.

Em torno da igreja, foram construídas as primeiras casas e armazéns. O antigo povoado cresceu e tornou-se distrito do município de Irará, pela Lei Municipal de nº 47, de 08-07-1921, que foi aprovada pela Lei Estadual nº 1563, de 21-07-1922.

Ao se transformar em vila, foi denominado de SANTANÓPOLIS, que significa “Cidade de Santana”, por intervenção da Profª. Maria de Lourdes Fructuoso de Araújo, por ser devota de Santana.

O adjetivo gentílico de quem nasce em Santanópolis é SANTANOPOLINENSE.

No dia 13 de julho de 1962, por Decreto lei de nº 2.251/62, de autoria do Deputado Estadual Dr. Clodoaldo Campos de Oliveira e sancionado pelo Governador do Estado da Bahia, Dr. Juracy Montenegro Magalhães, Santanópolis foi transformada em município.

Cidade em pleno desenvolvimento sustentável, em 13 de Julho de 1962 Santanópolis passou a ter sua independência Política e Econômica e hoje já constituído como Município celebra aniversário com olhar para o desenvolvimento e uma melhor qualidade de vida. Com uma população de aproximadamente 8.716 pessoas em 2022, o município Santanópolis/Ba comemorá com grande estilo os 62 anos de Emancipação Política neste sábado (13). 

O chefe do Executivo Municipal na atual gestão é o prefeito Vitor do Posto (MDB), cidade da qual é filho, destacou a importância de celebrar o aniversário de emancipação política de Santanópolis: “Só tenho agradecer a Deus! A cada dia, com muito emprenho e dedicação, a cidade de Santanópolis vem crescendo e oferecendo uma melhor qualidade de vida para os municipes“, disse o prefeitoao jornalista César Irará.

Ao longo do dia das comemorações, ocorreram muitas ações e eventos para celebrar a data juntos aos munícipes. Os shows irão acontecer na Praça João Nery.

Programação:

No dia 12 (sexta-feira)

20h – Eber Lima & Miguel
22h – Oh Polêmico
00h – Danniel Vieira
02h – Kevi Jonny

Dia 13 (Sábado)

5h – Alvorada de Fogos

7h30 – Apresentação de Orquestra Filarmônica 

9h Missa – Praça João Nery (Praça da Prefeitura)

Shows musicais na Praça João Nery

20h – Zico Chagas
21h Sérgio Ferreira
23h – Tayrone
01h – Nenho
03h – Lara Assad

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui