Dos doze atletas apoiados com a concessão de passagens aéreas pela Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), a maioria ganhou destaque em competições nacionais das suas modalidades. Puxando a fila, dois mesa-tenistas e um surfista foram campeões no último final de semana, respectivamente, em Natal, no Rio Grande do Norte e na capital do Rio de Janeiro.
Tênis de Mesa
Iuki Alves, de 21 anos, e Gabriela Santiago, 30, que viajaram com o apoio da Sudesb, obtiveram grandes resultados no TMB Challenge Plus – 11ª Edição, neste último final de semana, na capital potiguar. Cada um deles disputou três categorias e subiu no pódio pelo menos duas vezes.
Gabriela foi a campeã da categoria rating C feminino, além de ter se mantido no pódio de mais duas categorias, com a medalha de bronze: a categoria lady; e a absoluto A feminino, principal categoria do país. Apoiada pelo último edital do FazAtleta, a mesa-tenista comemorou o desempenho.
“Essa competição foi muito importante pra mim, pois almejo, até o final do ano, chegar, oficialmente, ao absoluto A – categoria mais importante do país. Esses resultados mostraram não apenas o fruto dos meus esforços diários, mas, também, a esperança de que os meus objetivos podem ser alcançados”, comenta.
Já Iuki seguiu na boa fase que o credencia como o melhor ranqueado do nordeste nas categorias sub-21, absoluto B e rating D. Ele conquistou o título da categoria rating D deste certame e foi o 3º colocado na categoria juvenil (sub-21). Ele já havia sido o campeão desta disputa por idades na etapa de abril, em Recife, no Pernambuco, para onde também viajou com o apoio da autarquia estadual.
Além dos pódios, ele ainda garantiu a 6ª colocação na segunda categoria mais forte do campeonato, o absoluto B, que classifica para o absoluto A, principal categoria do país, que ele já conquistou o 3º lugar no passado recente.
“As disputas foram muito acirradas. No absoluto B, fui superado de virada pelo atleta de Pernambuco após colocar 2 sets a 0 e 10×6 no último set. Foi inesperado. Mas, fiquei muito feliz por ter vencido o rating D. Com esse resultado, estou subindo mais uma posição no ranking nacional. Já com o resultado no sub-21, consegui chegar na 7ª posição do Brasil”, explica Iuki.
Surf
A Bahia conseguiu mostrar sua força na terceira etapa do Circuito Brasileiro Adulto 2024, disputada na Praia da Macumba, no Rio de Janeiro, na última semana. Na categoria Grand Kahuna, o atleta de Ilhéus, Marcelo Alves, foi o grande campeão geral. “Foi um surf explosivo que contagiou a galera presente na Praia da Macumba”, comenta o presidente da Federação Baiana de Surf (FBSurf), Marcelo Barros.
Além dele, os outros três baianos tiveram bons desempenhos e seguem para a quarta etapa em Balneário Camboriú com chances de classificação para a etapa do mundial da Internacional Surf Association (ISA), que será realizada em outubro, em El Salvador, na América Latina. Também oriundo de Ilhéus, Wallace Sampaio, líder do ranking brasileiro, briga por uma vaga na categoria Grand Master.
Outro ilheense, Jerônimo Bomfim, após vencer a segunda etapa em Navegantes, em Santa Catarina, desbancou seus principais adversários e se tornou o favorito ao título da categoria Kahuna. Já o atleta de Salvador, Paulo Falcon, que também veio de vitória em Navegantes, ficou em 9º lugar nesta última etapa, mas segue vivo.
O presidente da FBSurf comemora o momento dos surfistas baianos na categoria adulto. “Wallace brilhou e exibiu manobras vislumbrantes. Na próxima etapa em Balneário Camboriú, a Bahia pode se consagrar campeã brasileira em várias categorias. Isso mostra que a Bahia continua sendo um grande celeiro de ótimos surfistas”, pontua.
Jiu-Jitsu
Sofia Estrela e Benjamin Hércules subiram ao pódio ao conquistar medalhas de prata em suas categorias no Campeonato Brasileiro de Jiu-Jitsu Kids no último domingo, 24. Eles e mais quatro lutadores kids viajaram com o apoio da Sudesb para a disputa doa competição – as gêmeas Larissa e Stella, Caíque Pereira e Israel Adorno.
Fonte: Ascom/Sudesb