Que o melhor São João do mundo é aqui, na Bahia, a gente já sabe. E o Pelourinho, Patrimônio Histórico da Humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), com certeza, é um dos destinos baianos com melhor experiência cultural para visitantes, turistas e para o próprio soteropolitano. Esse lugar, que se consagra há séculos como cartão postal da nossa capital, vem dando um verdadeiro show de festa junina.
Para quem não viajou para o interior do estado ou mesmo quem escolheu a capital como destino, o Pelourinho oferece uma festa de ornamentação impecável, segurança reforçada, cheia de tradição e com opções de diversão para todas as idades. E o melhor: grandes atrações, em seus diversos palcos, de graça!
O caminho da roça não foi possível para muitos baianos, mas, pra quem visitou o Centro Histórico, isso não é uma questão. “Está sendo uma excelente opção. É muito importante estar enriquecendo e fortalecendo isso aqui, em Salvador. Trazendo um pouco dessa cultura junina do interior para a capital, mostrando que a cidade grande também sabe fazer um São João muito bom, que não é só no interior, não”, contou Naira Lima.
Ela, que veio acompanhada do marido e do filho de 1 ano, disse estar muito feliz por ter ficado em Salvador. “É sensacional, um clima delicioso. Está ótimo pra quem tem criança, um ambiente familiar, seguro e uma estrutura incrível”, completou.
Além da melhor estrutura, ficar na capital tem suas vantagens: “ah, isso aqui lembra muito a roça. Aquele trio que tá vindo ali, com uma fanfarrinha… é muito do interior. Fora que aqui você encontra os amigos e tá pertinho de casa. Vale muito viver isso aqui, no Pelourinho”, contou o comerciante Nei Lima.
Para as amigas Monique Aragão e Juliane Stefanini, turistas de São Paulo, a escolha por Salvador como destino para os festejos juninos, está sendo uma experiência maravilhosa. “Eu vim há dois anos para curtir o São João e me apaixonei. Desta vez, eu trouxe a minha amiga. A festa tá linda, muito policiamento. São muitos os palcos e a gente está muito feliz. Eu sei que, na Bahia, tem muitos destinos famosos no São João, como Cruz das Almas, mas Salvador tem o meu coração. De dia, você vai à praia e, à noite, tá aqui, na festa. Eu curti tanto que voltei”, contou Monique.
“Eu já visitei Salvador antes, mas, no São João, é a minha primeira vez. Para a cultura, isso é muito importante. As pessoas que vêm de outras cidades, outros estados, participar de uma festa como essa e em um lugar como esse… é realmente maravilhoso”, completou Juliane.
Para garantir a segurança e o conforto, a festa conta com as estratégias de diversas secretarias estaduais e respectivos órgãos. Somente na capital, um efetivo de 7.552 servidores, sendo 5.932 policiais militares (PMs), está garantindo o monitoramento.
Cerca de 495 viaturas, garantem o patrulhamento do Pelourinho e do seu entorno, além das vias de acesso. A Polícia Militar realiza, ainda, o policiamento ostensivo através de patrulhas a pé, viaturas de duas e quatro rodas, além do aéreo. A tecnologia também está presente, através das câmeras empregadas na operação, incluindo aquelas com capacidade para reconhecimento facial.