Fogos no São João, não!

Com certeza este é o desejo de todos os pets que sofrem com o barulho dos fogos de artifício nesta época do ano. Infelizmente a tradição junina custa muito caro aos animais. A cada ano vemos casos de cachorros que fogem dos seus lares assustados. Alguns até perdem a vida. Sem falar do risco de problemas respiratórios por causa da fumaça.

Apesar de morar numa rua onde não se tem uma incidência muito grande de fogos no São João, ao sinal de qualquer estampido, Brisa encontra refúgio embaixo da cama. A família toda já está atenta e vez por hora procura ver onde a cachorra está e como ela está.

Esse período é sem dúvidas o terror dos tutores. Por isso, trago aqui algumas dicas de como proteger seu pet durante os festejos.

Primeiro passo é garantir um ambiente seguro e confortável, com os brinquedos dele e os petiscos favoritos. Fechar janelas e cortinas também ajudam a isolar mais o espaço. Deixar a luz acesa e colocar uma música relaxante ajudam a amenizar o estresse dos estampidos.

Durante a queima de fogos, não deixe seu pet solto na rua. Ele pode se assustar e sofrer um acidente, como ser atropelado. Se ele fica na área externa da casa, garanta que ele tenha um local, como se fosse um esconderijo, para se abrigar e sempre olhe embaixo do carro antes de sair com o veículo da garagem.

Manter o cão ou gato com coleira de identificação facilita a localização em casos de fuga. Lembrem que tanto a audição quanto o faro dos animais são mais aguçados que os dos humanos. Os estampidos altos, como os das bombas, são como sinais de perigo para os bichos, por isso que muitas vezes a reação deles é de fugir desesperados.

Os pets dão alguns sinais de que não estão confortáveis com a situação como choro, rabo entre as pernas, fazer xixi sem querer, respiração ofegante. Tutores, fiquem atentos. E se puderem, não soltem fogos neste São João.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui