3ª edição do Origem Week movimenta cena gastronômica na Bahia

Salvador, terra da diversidade, influências e saberes culinários sedia, de 14 a 17 de março, a terceira edição do Origem Week Bahia, no Centro de Convenções, no bairro da Boca do Rio. O evento retorna à capital baiana com a proposta de imersão nas tradições e riquezas da alimentação regional, com a valorização dos produtos e produtores do estado, apresentações culturais, artesanato, palestras, oportunidades de negócio e showcooking com chefs nacionais e internacionais, como o belga Laurent Rezette e a argentina Mariana Corbetta.

O festival, que se firmou como uma das maiores feiras gastronômicas da Bahia, traz nesta edição mais de 300 marcas de produtos – do gourmet ao artesanal –, como queijos, vinhos, chocolates, doces, cafés e charutos. Essa variedade de sabores será representada por 200 expositores, que disponibilizarão suas mercadorias nos stands para vendas e degustação. Dentro da feira gastronômica acontece ainda a 35ª edição do Chocolat Festival. 

“O Origem Week chega a sua terceira edição com ainda mais marcas e produtos baianos, mais conteúdos e com a perspectiva de grandes negócios. O objetivo é levar para Salvador o melhor da Bahia, especialmente para o micro e pequeno empreendedor que não tem tantas oportunidades”, disse Marco Lessa, idealizador do evento e CEO do Grupo M21. 

O evento prioriza fomentar a agricultura familiar, que é responsável por produzir 70% dos alimentos consumidos pelos baianos, segundo dados do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA). Os produtores rurais estarão imersos numa troca de conhecimento constante com a sociedade civil e representantes do poder público e privado, divulgando as melhores práticas para a entrega de produtos cada vez mais sustentáveis e rentáveis, promovendo as comunidades que dependem diretamente dessas atividades. 

O Origem Week Bahia estima receber cerca de 20 mil visitantes durante os quatro dias, gerando uma receita de R$ 5 milhões em negócios. A entrada é gratuita, mediante a entrega de 1kg de alimento não perecível, que será doado para a campanha Bahia Sem Fome. O evento é uma realização da MVU Empreendimentos/Grupo M21, em parceria com o Governo da Bahia através da SETUR, SDE, SDR, SEMA, SETRE, SEAGRI e Bahiater. 

CHOCOLAT FESTIVAL

O Origem Week recebe o maior festival de chocolate da América Latina, o Chocolat Festival, que está em sua 35ª edição reunindo toda a cadeia produtiva, do cacau ao chocolate e derivados. A programação contará com showcooking, degustação, palestras e experiência sensorial. 

SHOWCOOKING

Elevando a experiência e aguçando os sentidos dos participantes, o evento traz a dinâmica da cozinha ao vivo com o showcooking (aula + degustação) com grandes chefs nacionais e internacionais. Os profissionais vão preparar pratos autorais e compartilhar suas técnicas e vivências na grade do Origem Week e Chocolat Festival. 

Entre as atrações confirmadas estão a chef angolana radicada na Bahia, Dona Dolores, que vai preparar uma receita valorizando a origem da gastronomia baiana e suas raízes. Outro destaque é a chef baiana Solange Borges, que vai homenagear a influência africana em sua cozinha utilizando plantas alimentícias não convencionais (PANCs). 

Já na programação do Chocolat Festival, o renomado chef belga Laurent Rezette e a chef argentina Mariana Corbetta vão dar um show no preparo de receitas doces ao lado de Francisco Sant’Anna, que vai ensinar a fazer um Sorvete de Chocolate com Cocada; chef Marcus Amaral com o tradicional Acarajé da Bahia; a chef Elibia Portela com o Pão Delícia com Ganache de Limão Siciliano. O público ainda poderá apreciar os pratos dos chefs Thiago Sá, Dani Façanha, Cida Pescadora e Raimundo Mendes. 

Para a criançada terá o espaço Kids Cooking, com aulas para os pequenos aspirantes à cozinha com técnicas simples e divertidas de como preparar receitas deliciosas. As aulas serão comandadas pela chef Tia Pri. 

PALESTRAS

Entre os palestrantes confirmados para a terceira edição do Origem Week, destaque para:

Uerisleda Alencar Moreira – Doutoranda em Difusão do Conhecimento (UNEB/UFBA/IFBA). Docente no Centro Universitário Estácio da Bahia, Gastrônoma com experiência na área de História da Alimentação, Panificação e confeitaria brasileira e Plantas Alimentícias Não-Convencionais.

George Melo Barreto – Administrador, Pós-graduado em Marketing , Mestre em Gestão de Negócios – UFBA e Especialista em Estratégia de Marketing do Consumidor-EUA.

Achille Bianchi – A Indicação Geográfica (IG) como reconhecimento de valor e qualidade na União Europeia, ele é advogado internacional especializado em Propriedade Intelectual, Indicação Geográfica e Marcas Coletivas

Drª Maria Eduarda Araújo –  advogada, especialista em direito empresarial, integrante das comissões de Fashion Law, Direito empresarial e Direito digital

ARTESANATO

Visando protagonizar toda a cadeia produtiva do estado, a feira abrigará também o artesanato local, com rendas, bordados e peças em cerâmica e madeira. 

NEGÓCIOS

O evento abre espaço para o empreendedorismo e investimento com rodadas de negócios, fóruns de discussão, entre outras atividades comerciais, estimulando, assim, a parceria e aproximação entre empresários e pequenos produtores e facilitando a negociação entre empresas (B2B) e empresa e consumidor final (B2C). 

SERVIÇO

3ª edição do Origem Week Bahia

Quando: 14 a 17 de março

Horário: 14h às 22h

Onde: Centro de Convenções Salvador

Endereço: Av. Octávio Mangabeira, 5490 – Boca do Rio, Salvador – BA

Entrada: 1kg de alimento não perecível

Saiba mais: https://www.instagram.com/origemweek?igsh=MXRscDZvYTk1anlodA== 

SOBRE O ORIGEM WEEK

Presente em quatro estados (Bahia, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Goiás) e no Distrito Federal, o Origem Week é uma feira de negócios que reúne o setor produtivo local, visando melhorar a competitividade e promover comercialmente produtos vinculados às condições e características da sua região. Com práticas sustentáveis, o evento fortalece o capital econômico e social dos estados por onde passa, evidenciando a sua diversidade gastronômica e cultural. Em sua terceira edição na Bahia, o evento contabiliza pelo Brasil mais de 30 mil visitantes, mais de 250 marcas de produtos originais lançadas, mais de 200 expositores e uma movimentação que passa dos R$ 4 milhões em negócios.  

SOBRE MARCO LESSA

Empreendedor, empresário e sonhador, Marco Lessa nasceu em Guanambi, no sertão da Bahia e encontrou o seu propósito em Ilhéus. A memória do aroma de chocolate vindo das moageiras de cacau; ter produzido a novela “Renascer”, da TV Globo; conhecer a realidade dos produtores locais e acreditar no potencial de desenvolvimento econômico e social do Sul da Bahia moldaram o seu coração em forma de cacau e despertaram o desejo de ajudar a transformar a sociedade. Marco construiu e consolidou a sua carreira de publicitário, promotor de eventos e incentivador do turismo em Ilhéus, quando decidiu criar uma plataforma para resgatar a força histórica da mais importante região produtora de cacau do Brasil. Foi assim que em 2009 surgiu o Chocolat Festival, que se transformou no maior e mais relevante evento de chocolate e cacau do país e que também chegou a França e Portugal. Hoje, ele é CEO do Grupo M21, uma organização privada brasileira multiplataforma que atua nos mercados de eventos e comunicação. 

Fotos: Alberto Monteiro

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