A abertura oficial da 34ª Convenção Anual da Associação de Dirigentes de Empresas do Mercado Imobiliário (Ademi-BA) foi realizada na noite desta quinta-feira (05), no Iberostar, em Praia do Forte, no litoral norte baiano. O evento também abriu oficialmente o 8⁰ FLIMI (Fórum de Líderes e Investidores do Mercado Imobiliário).
O presidente da ADEMI-BA, Cláudio Cunha, realizou a abertura oficial da Convenção ressaltando os bons resultados do ano de 2024:
“Estamos encerrando este ciclo como líderes em lançamentos e vendas no Nordeste. Melhor do que superar os demais estados, é superar nossas proprias expectativas: registramos um crescimento de 197% nos lançamentos e alcançamos um aumento de 4% no VGV (Valor Geral de Vendas) no comparado ao mesmo periodo do ano passado”, destaca Cunha.
Fizeram parte da mesa de abertura o Diretor-Presidente da Companhia de Desenvolvimento Urbano (CONDER), José Trindade, a Secretária Municipal de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda, Mila Paes, o presidente da Câmara Brasileira da Indústria da Construção, Renato Correia, o Superintendente Regional da CAIXA, Samio Cássio de Carvalho Melo, e o Gerente Comercial de Varejo da Bahiagás, Bruno Maia Piñeiro.
O presidente da Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder), José Trindade, citou a importância do programa Minha Casa Minha Vida para o setor imobiliário: “O presidente Lula reservou R$ 120 bilhões para a Bahia até 2026, estamos dando foco ao Minha Casa Minha Vida, um dos grandes programas de políticas públicas que temos”.
A importância do mercado imobiliário baiano foi enfatizada pela Secretária Municipal de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda, Mila Paes. “Como Secretária de Desenvolvimento Econômico, não posso deixar de parabenizar essa parceria constante que a gente tem com o setor da construção civil. Além de ser um grande empregador, o setor é um excelente termômetro do desenvolvimento de uma cidade.”.
O presidente da Câmara Brasileira da Indústria da Construção, Renato Correia, falou sobre a maturidade do setor imobiliário e citou a taxa de juros como um desafio para o próximo ano. “Este é um setor maduro e resiliente, e a gente tem um grande desafio pela frente, que é a taxa de juros. Precisamos modernizar e endividar menos o estado”.
A convenção segue até segunda-feira (09), com uma programação que destaca importantes discussões para o setor. Os participantes terão acesso a palestras e debates com temáticas da área econômica, política, e das tendências da construção civil e imobiliária, na programação do 8⁰ FLIMI, que conta com o patrocínio da Bahiagás, Governo da Bahia e CAIXA.