28% dos exames gratuitos realizados pelo INAC identificaram pessoas com algum tipo de doença renal

O mês de março está terminando, mas os cuidados com a saúde dos rins não podem parar. Durante a Semana Mundial do Rim, realizada de 10 a 15 deste mês, o Instituto de Nefrologia Alayde Costa (INAC) realizou 149 exames gratuitos de dosagem de creatinina, que identifica possíveis doenças renais, para o público geral. Entre as pessoas que participaram, 20 delas (cerca de 13,4%) foram encaminhadas para o Multicentro para acompanhamento de doença renal estágio 4 e 5.

Na ocasião, foram feitos ainda 21 encaminhamentos (cerca de 14,09%) para o Multicentro para acompanhamento de doença renal estágio 3. “As ações promovidas no Dia Mundial do Rim alertaram e conscientizaram sobre casos de doenças renais, principalmente as crônicas, cujos pacientes têm que ser submetidos a sessões de hemodiálise continuamente”, afirmou a médica coordenadora da nefrologia do INAC, Drª Fernanda Albuquerque. “Realizamos ainda consultas com nutricionista, fisioterapeuta, assistente social, psicólogo clínico e enfermagem”, completou.

O INAC atende atualmente 210 pacientes que realizam hemodiálise ambulatorial em três turnos de diálise, de segunda a sábado, sem interrupção. A Clínica de Hemodiálise do Hospital Alayde Costa está credenciada na rede 100% SUS para atendimento a pacientes de Salvador e municípios vizinhos, além de realizar serviços de diagnóstico e acompanhamento.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui