No dia 7 de novembro, o Auditório do Arquivo Público Municipal, no Comércio, será palco da 15ª edição do Fórum de Sustentabilidade ADEMI-BA. O evento, que se consolidou ao longo dos anos como um espaço fundamental para a discussão de temas relevantes que envolvem sustentabilidade e suas conexões com o mercado imobiliário, traz nesta edição o tema “Descarbonização e o impacto no setor da construção”.
O evento é voltado para empresários do setor imobiliário e da construção, energia renovável, tecnologia limpa e outros segmentos, estudantes de engenharia e arquitetura e urbanismo,agências regulaoras, organizações não-governamentais e grupos de ativismo.
A programação inclui palestras e debates sobre a ferramenta C-Carbon, um recurso online e gratuito que permite às empresas realizar um inventário de suas emissões de carbono, a utilização de materiais sustentáveis, como a madeira engenheirada, Cidades Resilientes, segurança hídrica e drenagem urbana, pautas essenciais em um contexto onde as cidades estão cada vez mais vulneráveis às mudanças climáticas e à urbanização descontrolada.
O evento contará com as presenças de especialistas em diversos segmentos, promovendo um olhar sistêmico e integrado do tema. Estarão presentes Nicolaos Theodorakis, CEO da NOA Tech, Sidnei Furtado Fernandes, renomado especialista em Cidades Resilientes, Nilson Sarti, presidente do Conselho de Meio-ambiente e Sustentabilidade da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), Lilian Sarrouf, Coordenadora Técnica do COMASP-Sinduscon-SP, entre outros.
Nilson Sarti, um dos idealizadores do Fórum e organizador desta 15ª edição, ressalta a importância do evento e de tudo o que será abordado. “Falaremos sobre assuntos importantíssimos para o futuro do setor da construção, como Plano Clima, taxonomia, CE Carbon, pegada hídrica, cidades resilientes, construções com madeira e uma série de outras pautas que muitas pessoas ainda não sabem e que mudarão de forma relevante o setor, seja para obtenção de financiamentos, seja para o posicionamento das marcas”.
Rafael Valente, Diretor de Sustentabilidade da Ademi-BA, detalha a dinâmica do evento. “Vamos tratar de dois temas que se complementam. Um é sobre a prevenção e outro é a proteção das mudanças climáticas. Na prevenção, vamos falar de descarbonização do setor da construção civil; na parte de proteção, como tornar as cidades mais resilientes e preparadas para grandes impactos pela mudança climática, principalmente na questão hídrica”, explica.
O presidente da Ademi-BA, Cláudio Cunha, ressalta a importância do Fórum de Sustentabilidade para ampliar o olhar da sociedade sobre um tema que já faz parte dos debates globais. “Essa é uma discussão vital, em um mundo onde as mudanças climáticas não são mais uma possibilidade distante, mas uma realidade urgente. A descarbonização não é apenas uma responsabilidade ambiental, mas também uma oportunidade para transformar processos, aumentar a eficiência energética e criar espaços mais saudáveis para todos”.
Serviço:
15º Fórum de Sustentabilidade Ademi-BA
Data: 07 de novembro de 2024
Local: Auditório do Arquivo Público Municipal, no Comércio
Inscrições: www.ademi-ba.com.br